• Apenas 4 travessias em pontes estão sendo construídas

Apenas 4 travessias em pontes estão sendo construídas

15 Mar, 2017 10:01:50 - BR-101

Laguna (SC)

Das cinco maiores pontes construídas dentro da duplicação na BR-101 Sul, de Palhoça (SC) a Osório (RS) quatro delas estão localizadas no segmento catarinense. Entre elas está a ponte Anita Garibaldi, com 2.830 metros de extensão, construída e liberada em Laguna. Ao todo, o empreendimento de expansão rodoviária tem 30 travessias sobre rios ou lagoas com 60 pontes construídas ou adequadas aos novos padrões de pistas.

No segmento catarinense da duplicação existem 24 travessias sobre rios ou lagoas, com 48 pontes liberadas. Desse total, 27 pontes foram construídas e outras 21 foram adequadas. No trecho gaúcho são seis travessias, com sete pontes novas e outras cinco adequadas. As travessias do segmento antigo de pista (lado esquerdo) sobre o Rio Tubarão (km 337, em SC) e no Rio Três Forquilhas (km 40,5, no RS) são as únicas que não passaram por adequações, e sim, refeitas na totalidade da estrutura.

As travessias podem ter apenas uma ponte construída, como em Paulo Lopes (sobre o rio Cova Triste, km 260,2). Já no km 380 em Içara, há quatro pontes liberadas ao tráfego de veículos – sendo três construídas (duas em vias laterais e uma na pista de sentido Norte-Sul) e uma adequada. No trecho gaúcho da duplicação não foram construídas pontes em vias laterais, pois a maioria das travessias urbanas não têm rios próximos delas.

Por extensão de pistas, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), é a maior da duplicação, com 2.830 metros de comprimento. A segunda maior travessia é das pontes sobre o Rio Tubarão, com 340 metros cada. A travessia do Rio Cubatão, em Palhoça, é a terceira maior, com 298 metros, seguidas pelas pontes do Rio Três Forquilhas – a maior do trecho gaúcho, com 328,9 metros e, em quinto, as pontes do Rio Massiambu, também em Palhoça, com 217,5 metros cada uma.

O trecho com o maior número de travessias também está em Santa Catarina, entre os municípios de Palhoça a Imbituba, com 24 estruturas concluídas (doze novas e doze alargadas e reforçadas). No Extremo-Sul, entre Laguna a Araranguá, 20 pontes estão liberadas, integrando os Lotes 02 (ponte Anita Garibaldi), 25, 34 e 35 de obras de arte especiais (OAEs), sendo que a nova ponte do Rio Tubarão pertence a lote único. Outras quatro estruturas estão liberadas no Rio da Laje, em Sombrio, no km 437.

De todos os lotes de duplicação, o segmento no Lote 28, entre Criciúma a Araranguá, é o único a não ter pontes construídas ou adequadas. No lote de obras complementares, que serão executadas entre o km 300 (Laguna) ao km 358 (Sangão), está projetada nova ponte sobre o Rio Capivari, no km 329, para abrigar o fluxo de veículos em via lateral, a ser construída e também a adequação da ponte pertencente ao traçado antigo (lado esquerdo).


Como funciona a adequação

Para o alargamento e reforço da estrutura e a construção das muretas de proteção nas pontes antigas, é necessário que as novas estejam totalmente concluídas. Todos os pilares de pontes adequadas passam por reforço, para receber a nova carga da BR-101. Com a fundação finalizada, os trabalhos passam a ser executados sobre a pista, que tem todo o pavimento retirado, recebendo nova camada de concreto e asfalto.

As proteções laterais antigas são retiradas, a pista é alargada, passando a ter 10,2 metros de largura, como em todos os trechos duplicados. Depois, são construídas as proteções de concreto laterais, conhecidas como guarda-rodas, instalada a sinalização vertical e horizontal e, enfim, liberado ao fluxo de veículos.

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Postado por REDAÇÃO JINEWS

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