• Infecção por bactérias, cirurgias eletivas canceladas e transplantes não realizados são algumas das preocupações da APAR.

APAR alerta a sociedade sobre problemas no Hospital Celso Ramos

20 Jun, 2018 14:47:11 - Geral

Florianópolis (SC)

A Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina – APAR, vem a público alertar a sociedade catarinense pelo descaso da não realização de transplantes renais na Grande Florianópolis face o descredenciamento desde 2017 do Hospital Governador Celso Ramos por parte do Ministério da Saúde em decorrência de notificações da Vigilância Sanitária de Florianópolis por diversas irregularidades constatadas e não solucionadas, que impossibilitam a emissão de Alvará Sanitário de Funcionamento. Irregularidades que vão desde o acondicionamento inadequado do lixo, infecção hospitalar generalizada, ausência de escada de incêndio, cancelamento de cirurgias eletivas, emergência superlotada, além da falta de funcionários. Preocupados com a atual situação do Hospital e com todos aqueles que lá procuram atendimento a APAR questiona a manutenção dos serviços ofertados, considera o risco eminente de uma tragédia anunciada, examinando a possibilidade de pedir a interdição do Hospital.

O Hospital de Caridade também não vem realizando transplantes de rim por problemas financeiros e administrativos diversos. Neste ano apenas um transplante foi realizado na Capital, no Caridade.

“É um desrespeito com os doentes que lutam contra o tempo na busca de sobrevivência através dos transplantes de rim. Os pacientes são encaminhados para a Renal Vida em Blumenau e à Pró Rim em Joinville, cidades que realizam transplantes. Para a grande maioria das famílias que dependem do SUS esse deslocamento representa despesas com hotel, alimentação e transporte para acompanhamento do familiar, onerando muito as famílias. Institucionalmente a Secretaria de Estado da Saúde resolveu o problema transferindo os doentes sem considerar que o ônus passa a ser das famílias e das Prefeituras – A corda sempre rebenta no lado mais fraco ou mais pobre...”, explica Humberto Mendes, presidente da APAR.

O Estado de Santa Catarina que é destaque na Doação de Órgãos no país, mas lamentavelmente não mostra a mesma competência para solucionar os problemas do Hospital. A paralisação dos transplantes de rim está comprometendo muitas vidas na região da Grande Florianópolis e no Sul do Estado, que vinham sendo atendidos com muita competência no Hospital.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança