• Apaixonados por pão de fermentação natural lotam workshop

Apaixonados por pão de fermentação natural lotam workshop

13 Jul, 2018 16:30:37 - Variedades

Balneário Camboriú (SC)

Bastam três ingredientes: trigo, água e fermento, além de uma pitada de amor e paciência, e pronto: você terá um delicioso pão. Este símbolo ancestral presente em toda a história da humanidade, sem dúvidas, é o alimento culturalmente mais presente na mesa de todas as casas. Democrático nos acompanhamentos (doces ou salgados), a versão feita com fermentação natural (conhecido como levain) vem ganhando cada vez mais adeptos. Para contar um pouco mais sobre as peculiaridades e também ensinar como fazê-lo, o chef Charlie Tecchio esteve na noite desta quinta-feira, dia 12, na Univali BC. O encontro, que faz parte da programação paralela da 9ª edição do Balneário Saboroso, reuniu cerca de 40 pessoas.

Durante o workshop 'Panificação Artesanal: a arte da fermentação’, realizado no laboratório de confeitaria da universidade, o público presente teve a oportunidade de conhecer e degustar uma das receitas elaboradas pelo chef. Feita com caramelo de chá de hibisco e extrato de malte, a massa agradou o paladar de todos. “Eu gosto muito de preparar as minhas refeições e esta foi uma grande oportunidade de poder me aprofundar mais neste universo. Ganhamos uma pitada de sal, agora queremos mais, aprender mais e até criar as minhas próprias receitas", relata a dona de casa apaixonada pela gastronomia, Julia Aparecida do Prado, que veio de Ilhota especialmente para assistir ao workshop.

De acordo com o chef, o segredo está no preparo, que requer o dobro de tempo, mas o resultado é compensatório. “É necessário sovar duas vezes, com intervalo de tempo de crescimento entre uma e outra, isso demanda uma dedicação, afinal você estará preparando um pão que será consumido no dia seguinte”, comenta. Ele ainda ressalta que o pão tornou-se um vilão das dietas. “Estes pães, de fermentação natural, são os mais saudáveis do que os comuns, pois todo o processo de fermentação ocorre no preparo, evitando aquela sensação de estufamento”, explica. Isto acontece porque no contato com o meio ambiente, o levain é tomado por micro-organismos presentes no ar, o que estimula o crescimento. "Para mantê-los vivos basta alimentá-los com algum tipo de açúcar, como água de coco ou suco de caldo de cana”, diz.

Charlie Tecchio é formado pela Escola de Gastronomia da UCS e possui experiência internacional. Ele ganhou destaque nacional ao vencer o reality show Super Chef do programa Mais Você, da Rede Globo, em 2011. Atualmente, Charlie é sócio-proprietário da empresa Charlie Bakery, em Caxias do Sul (RS).

Saiba mais sobre a 9ª edição do Balneário Saboroso

A 9ª edição do Balneário Saboroso segue até o dia 29 de julho e reúne 33 estabelecimentos, que vão oferecer um menu exclusivo completo pelo valor R$54,90. A programação completa, que inclui palestras e workshops está disponível no site: www.balneariosaboroso.com.br. O festival gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Decanter, Eisenbahn e Acquíssima. Entre os apoiadores confirmados estão a Univali, Evolução Evento, Copainóx, Maxcana, Loft Store, Lugano, Oficina das Palavras e Hotel Bhally.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal