• Ao professor, todo o respeito na opinião de José Carlos

Ao professor, todo o respeito na opinião de José Carlos

14 Out, 2016 16:34:57 - Artigo

Criciúma (SC)

No Brasil, o dia 15 de outubro é dedicado aos profissionais mais importantes da sociedade, os professores, que, ao mediar o conhecimento, fazem despertar no âmago das crianças, adolescentes e jovens as outras tantas profissões existentes do mundo. 

Não há como explicar tamanha responsabilidade se não for a partir do conceito de missão, pois estar em sala de aula, e fora dela, necessita vocação, engajamento e disposição total para ajudar aos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Mesmo que tenhamos a mais moderna e completa tecnologia, a figura do professor nunca será substituída, pois não serve apenas para ensinar ou mediar conteúdos acadêmicos, mas sim dar pistas, mostrar possibilidades e caminhos para que os alunos encontrem a realização pessoal e sentido para a própria existência.

Se olharmos para a nossa vida, quando lembramos das pessoas mais importantes que passaram por nós, certamente as figuras que se destacam, além da nossa família, são os professores.

A família sempre vem em primeiro lugar, mas a escola e os professores são lembrados em seguida, pois a escola sempre foi a nossa segunda casa. Com a correria da vida contemporânea, os pais têm pouco tempo para conviver e educar os seus filhos. As crianças ficam com os professores grande parte do tempo.

Hoje valoriza-se muito o “ter”, infelizmente esquecendo-se do “ser”. Busca-se as profissões que irão dar mais renda, não se procura a profissão como realização pessoal, de trabalho como missão que ajuda na edificação do mundo. Claro que todo ser humano necessita das melhores condições de vida, com dignidade e sustentabilidade. Mas a felicidade maior nunca esteve e nunca estará no “ter”. E são justamente os professores que ajudam a despertar em cada um o “ser”, a missão de cada indivíduo neste mundo. Com a mediação do conhecimento, os educadores despertam o que de mais rico existe dentro do ser humano, a sua missão de servir à humanidade.

Temos muitas profissões e respeitamos todas, pois cada uma tem sua importância e magnitude, mas os professores são guerreiros dos tempos modernos na busca de excelência acadêmica e de valores, procurando transmitir e valorizar, com a vida e trabalho, o que de mais importante existe no ser humano, a sua dimensão interior.

É injusto afirmar que uma disciplina ou professor é mais significativo que o outro. Todo professor, independente do que leciona, aposta e dá o máximo de si para que os alunos possam “ter brilhos nos olhos” e serem pessoas bem preparadas academicamente.

Em época de tanta escassez de sentido e de amor, no Colégio Marista temos pessoas que, com fé e qualificação, fazem da sua profissão a missão de amar e educar as nossas crianças e jovens. A pedagogia Marista, por quase 200 anos, tem ajudado o mundo na edificação de seres humanos comprometidos com o bem comum. Aos professores, a nossa maior admiração. E nesta data, os nossos parabéns e desejo de missão profícua e realização plena.

José Carlos Pereira é diretor geral do Colégio Marista de Criciúma


TEXTO: JOSÉ CARLOS PEREIRA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal