• Antidepressivos auxiliam no tratamento de pacientes com insônia

    Estudo realizado em Criciúma comprova que determinados medicamentos podem trazer benefícios às pessoas que sofrem deste distúrbio do sono

Antidepressivos auxiliam no tratamento de pacientes com insônia

25 Jun, 2018 14:21:54 - Saúde

Criciúma (SC)

A trazodona (antidepressivo) pode ser uma medicação efetiva para retirada de benzodiazepínicos (ansiolítico) em pessoas com insônia crônica, melhorando a qualidade do sono. A conclusão é resultado de um artigo publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria pelos acadêmicos da Unesc: Franciele Tibola, Giliane Franco de Lima, Giancarlo Lucca e Kristian Madeira e o pneumologista e especialista em medicina do sono, Fábio Fabrício de Barros Souza, que é presidente da Associação Brasileira do Sono em Santa Catarina. O estudo foi realizado durante seis semanas, em Criciúma, com pacientes que apresentavam casos graves de insônia e possuíam dependência de remédios para ansiedade, que muitas vezes são prescritos para pessoas com distúrbios do sono.

“Os benzodiazepínicos servem para o tratamento da ansiedade e apresentam resultados positivos, mas para o tratamento de distúrbios do sono é ruim. Isso porque essa medicação superficializa o sono, deixando a pessoa mais nos estágios 1 e 2, do que 3 e REM(sono profundo), períodos essenciais. A pessoa irá dormir mas ficará com efeitos de uma ressaca de bebida alcoólica. As ondas cerebrais mudam e produzem efeito de tolerância e dependência da medicação”, explica o especialista em medicina do sono.

Ao final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de medicina da Unesc foi possível avaliar que, pacientes insones e dependentes de benzodiazepínicos alteram consideravelmente a qualidade do sono quando retiram a medicação e substituem por determinados tipos de antidepressivos. A constatação foi feita por meio de questionários e polissonografia (exame do sono), aplicados na Clínica Pulmonar, parceira durante o desenvolvimento do TCC.

Antidepressivos no combate de insônia crônica

A trazodona é um antidepressivo que induz ao sono, sendo que não apresenta efeitos prejudiciais como os benzodiazepínicos. “Criamos um esquema tático, dividindo: pacientes que estavam usando os ansiolíticos há muito tempo e desenvolvemos um cronograma. Ao longo da pesquisa, fomos reduzindo progressivamente a dose dos benzodiazepínicos até suspendermos o uso, sem o paciente apresentar síndrome de abstinência. Paralelamente, aumentamos progressivamente a dose do antidepressivo, sem problemas”, pontua Dr. Fábio.

Ao final do estudo foram realizadas novas polissonografias e comparadas aos exames iniciais, através do procedimento foi possível concluir que os pacientes: melhoraram os estágios do sono, roncaram menos e evoluíram nos questionários de sono. Além de ressaltar que, em termos de qualidade do sono os antidepressivos podem servir como terapia substitutiva dos ansiolíticos, de maneira segura e eficaz.

Consequências do uso excessivo de ansiolíticos

Segundo o médico, quando os pacientes tentam retirar a medicação, eles sofrem de síndrome de abstinência, assim como acontece com as drogas e o álcool. Em relação à Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), os pacientes podem ter predisposição para desenvolver essa condição, pois apresentam pausas respiratórias significativas, queda do oxigênio, modifica a ventilação aos pacientes com problemas crônicos, além disso, os benzodiazepínicos relaxam a musculatura da garganta causando mais ronco. 

Evolução da medicina do sono e impacto na sociedade

“Existem poucos estudos em relação à insônia crônica em pacientes dependentes de comprimidos para dormir, como os ansiolíticos, que tentam retirar a medicação e menos ainda trabalhos que utilizam terapia substitutiva. Mesmo sendo um grupo pequeno, foi um grupo seleto de pacientes, com critérios para transtorno de insônia em grau grave. A nossa ideia é que as pessoas não façam uso de benzodiazepínicos no combate a insônia e que sim, existem medicações para distúrbios do sono. Outro ponto é que, em relação à insônia, pouco se aplica a polissonografia até porque o diagnóstico é clinico mas existem outros problemas que podemos avaliar através deste exame”, complementa o presidente da Associação Brasileira do Sono SC.

Por fim, um dos objetivos dos pesquisadores, mesmo não fazendo parte do estudo, é acompanhar estes pacientes e retirar a trazodona posteriormente. É importante ressaltar que não houve apoio da indústria farmacêutica neste estudo. O artigo está publicado e seu acesso na íntegra é livre no Jornal Brasileiro de Psiquiatria. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE