• Ansiedade na volta às aulas

Ansiedade na volta às aulas

08 Fev, 2017 16:52:46 - Educação

Florianópolis (SC)


Quando falamos em ansiedade logo pensamos nos compromissos e afazeres do dia a dia. Contas a pagar, prazos a cumprir, metas a alcançar. Mas ansiedade não é só isso e não atinge apenas os adultos. Engana-se quem acredita que as crianças não sofrem com o excesso de preocupação, inclusive ansiedade patológica.

Consideramos a ansiedade patológica e falamos em Transtorno de Ansiedade, quando ela é desproporcional e traz prejuízos à pessoa ansiosa. Crianças e adolescentes são muito afetados pela ansiedade. Estima-se que pelo menos 10% deles sofrerá de algum transtorno de ansiedade nesta fase da vida e as pesquisas revelam que estes números parecem estar aumentando. Entre os transtornos mais comuns em crianças e adolescentes estão o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e o Transtorno de Ansiedade de Separação. Este último é de extrema importância entre os pequenos e, principalmente, nesta época de volta às aulas. 

No Transtorno de Ansiedade de Separação a criança experimenta grande ansiedade ao se afastar de suas figuras mais próximas, que são geralmente os pais. As manifestações dessa ansiedade podem variar, principalmente de acordo com o grau de desenvolvimento da criança. Nas menores, as tentativas de evitar a separação durante uma crise de ansiedade pode ser considerada "birra", ou resultar até em agressividade contra professores ao tentarem mantê-lo ou levá-lo para a sala de aula. Crianças menores, que ainda não diferenciam todos os seus sentimentos, estão mais suscetíveis a apresentar sintomas somáticos - dores de barriga, dor de cabeça, naúseas e vômitos. Aqui vale ressaltar: os sintomas desaparecem no fim de semana e reaparecem no momento de retornar à escola. A criança pode até referir que quer muito ir à escola, mas na hora não conseguir e apresenta todos esses sintomas.

O tratamento envolve psicoeducação, que é a conscientização da criança, família e professores a respeito do transtorno; psicoterapia, com intervenções para auxílio no aumento da autonomia e competências da criança e, quando indicado, medicações. 

As crianças que sofrem com transtornos de ansiedade são mais propensas a apresentar outros transtornos ao longo da vida, merecendo atenção especializada. Os quadros não tratados podem trazer prejuízos acadêmicos e levar à evasão escolar, sendo fundamental que pais e professores percebam os sintomas e procurem um psiquiatra.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE