• Ansiedade e expectativa envolvem alunos na segunda etapa do Prêmio Acic de Matemática

Ansiedade e expectativa envolvem alunos na segunda etapa do Prêmio Acic de Matemática

26 Set, 2018 16:01:00 - Geral

Criciúma (SC) 

Desafio foi aplicado durante esta terça-feira na sede da Associação Empresarial de Criciúma

Os corredores e salas da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foram ocupados por estudantes durante toda esta terça-feira, 25, para a realização da segunda etapa da 5º edição do Prêmio Acic de Matemática. Cerca de 1,2 mil alunos dos quintos, sextos, sétimos, oitavos e nonos anos das escolas de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza realizam o desafio em clima de muita apreensão e expectativa.

Para o estudante do sexto ano Vinícius dos Santos Tessmann, que concluiu a prova antes do horário estabelecido para o término, o nível de dificuldade da prova estava elevado. “Algumas questões achei bem difíceis, acho que não consigo passar. É o primeiro ano que participo do prêmio e, com isso, acabei me esforçando mais nos estudos da matemática”, relata o garoto, que é estudante da Escola Municipal Serafina Milioli Pescador, de Criciúma. Já a colega de Vinícius, Isadora Monteiro Assunção, conta que não conseguiu concluir uma questão. “Gosto de matemática, tiro notas boas, mas achei difícil a interpretação das questões”, coloca. A diretora da escola, Lúcia dos Santos Maciel, acompanhou os 29 alunos selecionados.  “Todos os anos temos participado do desafio, que é um grande estímulo ao estudo da matemática”, ressalta.

 Pais também se envolvem

A preocupação para a realização do desafio também envolveu os pais nesta terça-feira. A mãe Graziela Vilant estava na porta da sala à espera do filho Lucas. “Estou aqui nervosa esperando. Ele foi o único classificado da escola e estava aflito com a responsabilidade de representar bem o colégio”, conta. Para Lucas, que está no quinto ano da Escola Estadual João Dagostin, o nível da prova também estava alto. “Achei que a primeira etapa bem mais fácil. Fiz todas as questões, estou confiante”, destaca. A aluna Maria Eduarda Luz Campos, do Colégio São Bento, também está confiante. “Não achei a prova tão difícil, muitas questões bem objetivas”, observa.

Resultado positivo

“Foi um dia maravilhoso e emocionante pelo envolvimento das crianças, dos professores, dos pais e de toda a equipe da Acic neste trabalho que tem feito a diferença para a educação da nossa região. Tivemos um número muito elevado de estudantes, se comparado ao ano passado, mas toda a logística correu muito bem”, ressalta a coordenadora dos Projetos de Educação da Acic, Rose Reynaud. 

Avaliação contou com 

seis questões

Conforme o professor Lucas Spillere, membro da equipe técnica conveniada do prêmio, a prova envolveu seis questões dissertativas onde o aluno deveria justificar o seu raciocínio. “Foram aplicadas provas diferentes para cada série, de acordo com os conteúdos de cada ano. Em geral, alunos dos quintos e sextos anos possuem um pouco mais de dificuldade, pois trata-se da primeira vez ou segunda que realizam a prova. Nas provas desta segunda etapa predominaram questões de geometria e contagem, o restante são questões que mesclam o conteúdo visto em sala e a criatividade de cada criança”, explica.

Premiação em novembro

Os vencedores do 5º Prêmio Acic de Matemática serão revelados no dia 18 de outubro, com evento de premiação marcado para 23 de novembro.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal