• ANEEL vota a regulamentação da Conta Covid do setor elétrico

ANEEL vota a regulamentação da Conta Covid do setor elétrico

15 Jun, 2020 11:48:15 - Economia

Brasília (DF)

A Agência Nacional de Energia Elétrica se reúne hoje às 14h30 num encontro extraordinário para votação da proposta final de regulamentação do Decreto 10.350/2020, que trata da Conta Covid, que calcula o valor limite para uma operação de crédito de pouco mais de R$ 16 BI – se foram incluídos R$ 709 milhões para a cobertura de revisões tarifárias extraordinárias de distribuidoras da Eletrobras – que será contratada pela CCEE-Câmara de Comercialização de Energia Elétrica para aliviar o caixa das distribuidoras.

Para os representes do mercado livre de energia – que já acumula perdas de 5 bilhões esse ano – a Conta Covid é insuficiente para socorrer o setor elétrico nesse momento. A solução é o destravamento do GSF no Senado.

Sobre a Abraceel: - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 95 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural. Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente 118 bilhões de reais nas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 30% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 29% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE