• AMREC PRESTA HOMENAGEM UNESC

AMREC PRESTA HOMENAGEM UNESC

30 Nov, 2018 15:21:51 - Variedades

Criciúma (SC)

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) prestou homenagem na noite do dia 29, pela fundação dos 50 anos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A Assembleia Geral de Prefeitos da AMREC foi realizada no auditório Ruy Hulse, de forma especial, onde o presidente da Associação entregou a reitora da UNESC, Luciane Ceretta, uma placa que marca o momento.

O presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, o Alemão, a homenagem é justificado pela importância que a Universidade tem no desenvolvimento do Sul do Estado. A reitora Luciane e o vice-reitor Daniel Preve ainda ganharam cestas com produtos que característicos dos 12 municípios da Região Carbonífera.

Em seu discurso Alemão lembrou que os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier; e o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, são formados na UNESC. E que ainda temos o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, que é professor da Universidade. Alemão reconheceu a função primordial da Unesc de formação de mão de obra qualificada. “É claro que precisamos prestigiar o trabalho que tem sido feito pela magnífica reitora Luciane Ceretta, contudo, muitas pessoas têm papel fundamental neste desenvolvimento”, ressalta Alemão ao lembrar-se da visão tida pelo então prefeito Ruy Hülse, quando fundou a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), que hoje é mantenedora da universidade. Hoje mais de 6.500 acadêmicos são residente na Região Carbonífera.

A reitora Luciane Ceretta afirmou esta homenagem a Unesc é um reconhecimento da região ao papel fundamental que universidade tem no desenvolvimento do Sul. “Somos uma universidade comunitária e que está junto da comunidade, por isso tantos frutos são vistos, sejam no nosso ensino de qualidade, na pesquisa internacionalizada ou na extensão, que abre tantos braços para a sociedade”, reconhece.

Busto em homenagem a Ruy Hülse

Durante o encerramento da reunião da AMREC, a UNESC ainda prestou uma última homenagem. O engenheiro Ruy Hülse teve um busto feito em sua homenagem e inaugurado oficialmente. Foi durante o mandato de prefeito Dr. Ruy, que foi assinado a Lei Municipal número 6.970, em 22 de junho de 1968, que fundou a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma). Foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina.

A solenidade de inauguração foi feita na presença de Hülse, que ao lado dos prefeitos presentes e da reitora Luciane Bisognin Ceretta e do vice-reitor Daniel Preve, participou do descerramento do busto, fixado no hall do auditório principal da Unesc e que leva o nome do ex-prefeito.

Ao agradecer pelo carinho e reconhecimento, Ruy Hülse fez questão de compartilhar o mérito de sua atuação à frente da Fucri com seus colegas de trabalho da época. “Me sinto muito mimado por essa homenagem, que é uma generosidade de quem comanda essa instituição, que presta relevante serviço ao Sul de Santa Catarina e que vem preparando as gerações futuras não só da região, mas do país. Gostaria de dirigir a homenagem aos então colegas da prefeitura municipal. Fico muito gratificado com esse momento”, salientou. A peça artística foi produzida pelo escultor Werner Thaler, de Treze Tílias.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança