• AMREC assina protocolo de intenção para compra da vacina Coronavac

AMREC assina protocolo de intenção para compra da vacina Coronavac

10 Dez, 2020 21:42:26 - Saúde

São Paulo (SP)

O presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, assinou o protocolo de intenções para comprar a vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. O ato aconteceu hoje na cidade de São Paulo, onde Ademir representou a região, que ainda teve a participação de vários prefeitos, em ato organizado pela Federação Catarinense de Município (FECAM).

O prefeito de Cocal do Sul, disse que foi oportunizado conhecer o Instituto Butantan. “Nós conseguimos conhecer um pouco do que é o Butantan. Uma instituição com 120 anos, que tem credibilidade e é um patrimônio Brasileiro. Lá conhecemos onde são fabricadas sete vacinas, 12 soros e a onde está sendo produzido a Coronavac”, explicou o prefeito.

Conforme Ademir o Butantan já tem doses prontas esperando a liberação da Anvisa, e está pronto para fabricar. “São Paulo já tem até o cronograma. Os estados que ficaram parados, esperando mais pelo Governo Federal, vão acabar atrasando a liberação”, declarou o presidente da AMREC.

Sobre a Vacina

A Coronavac será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, por meio de uma parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina está na última fase de testes e aguarda os resultados sobre eficácia, e após isso deverá passar por análise da Anvisa para ser liberada no Brasil.

O governo de São Paulo disse que hoje o Instituto já iniciou o envase da CoronaVac. O processo consiste na etapa final de produção da vacina.

O governo de São Paulo já recebeu 120 mil doses prontas da CoronaVac. Além disso, chegou uma carga de insumos que poderá ser convertida em até 1 milhão de doses adicionais.

Os insumos são os “ingredientes” necessários para a finalização da vacina no país. Caberá ao Butantan concluir a etapa final de fabricação.

Ao todo, pelo acordo fechado, o Butantan receberá do laboratório chinês 6 milhões de doses prontas para o uso e vai formular e envasar outras 40 milhões de doses.

Fecam

A Fecam foi a primeira federação de municípios do país a assinar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para adquirir a vacina. O presidente da federação e prefeito de Rodeio, Paulo Weiss, esclareceu que no protocolo de intenções não foi colocado recurso público. “Nem de prefeitura e muito menos da Fecam, para estar assinando este protocolo", esclareceu. O presidente disse ainda que a federação vai aguardar o Plano Nacional de Imunização.

O presidente da Fecam afirmou durante a assinatura do protocolo de intenção que é necessário buscar uma "solução definitiva".

Após o término do ato, o prefeito de Cocal do Sul, ainda teve um momento com o Governador de São Paulo, João Doria, onde entregou a flâmula do município.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança