• Ambulatório de Feridas será inaugurado na Unesc

    Espaço vai agregar no desenvolvimento da saúde de Criciúma 

Ambulatório de Feridas será inaugurado na Unesc

22 Jul, 2016 16:38:23 - Educação

Criciúma (SC)


Mais um espaço de saúde voltado à comunidade será inaugurado na Unesc. É o Ambulatório de Feridas, que tem o intuito de atender a demanda crescente de Criciúma. O espaço está localizado junto ao Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas. Trata-se de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Criciúma, que fará atendimento as pessoas com feridas complexas provenientes da Rede de Atenção em Saúde do município.


Na região de Criciúma, dos 200 pacientes diagnosticados com feridas, metade tem feridas complexas, que requerem cuidados especiais, com orientações e métodos específicos.  É considerado ferida, toda interrupção da integridade e das funções dos tecidos do corpo. Elas podem ser agudas ou crônicas. A cicatrização envolve um processo complexo de eventos celulares e bioquímicos e, qualquer falha, pode resultar no retardo do fechamento da lesão.


Instalação de um espaço específico


A Unesc, por intermédio do curso de Enfermagem, já atua no processo de tratamento de feridas há quatro anos, por meio do desenvolvimento de pesquisas, do atendimento nas Clínicas Integradas e do fortalecimento da formação dos estudantes e profissionais da área da saúde. Com o aumento das atividades, a visão de um cuidado integral mobilizou a instalação de um espaço específico.


Segundo a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, o ambulatório fortalece o desenvolvimento da saúde da região. “Dentro da Universidade, não só os profissionais de Enfermagem se envolvem no trabalho, mas também as diversas áreas da saúde. Elas contribuem de forma diferencial com a comunidade, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão”, comentou a professora.


Saiba mais


A coordenação do serviço é compartilhada entre Unesc e Secretaria de Saúde de Criciúma. O atendimento é desenvolvido pela Universidade por meio do Curso de Enfermagem nas Clínicas Integradas da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). A Secretaria de Saúde de Criciúma fornecerá mensalmente as coberturas utilizadas nos curativos. Além disso, o serviço contará com um enfermeiro estomaterapeuta da Prefeitura.   



ASSESSORIA DE IMPRENSA/UNESC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE