• Ambulatório de Feridas será inaugurado na Unesc

Ambulatório de Feridas será inaugurado na Unesc

22 Jul, 2016 15:26:21 - Educação

Criciúma (SC)

 

Mais um espaço de saúde voltado à comunidade será inaugurado na Unesc. É o Ambulatório de Feridas, que tem o intuito de atender a demanda crescente de Criciúma e dos municípios vizinhos. O atendimento é desenvolvido pela Universidade por meio das das Clínicas Integradas da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). A solenidade ocorre às 16 horas.


Na região de Criciúma, dos 200 pacientes diagnosticados com feridas, metade tem feridas complexas, que requerem cuidados especiais, com orientações e métodos específicos.  É considerado ferida, toda interrupção da integridade e das funções dos tecidos do corpo. Elas podem ser agudas ou crônicas. A cicatrização envolve um processo complexo de eventos celulares e bioquímicos e, qualquer falha, pode resultar no retardo do fechamento da lesão.

Instalação de um espaço específico

 

A Unesc, por intermédio do curso de Enfermagem, já atua no processo de tratamento de feridas há quatro anos, por meio do desenvolvimento de pesquisas, do atendimento nas Clínicas Integradas e do fortalecimento da formação dos estudantes e profissionais da área da saúde. Com o aumento das atividades, a visão de um cuidado integral mobilizou a instalação de um espaço específico.

Segundo a diretora da UNA SAU, Indianara Becker, o ambulatório fortalece o desenvolvimento da saúde da região. “Os municípios muitas vezes não têm esse serviço especializado para oferecer aos seus pacientes. Dentro da Universidade, não só os profissionais de Enfermagem se envolvem no trabalho, mas também as diversas áreas da saúde. Que contribuem de forma diferencial com a comunidade, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão”, comentou a professora.

Saiba mais

A proposta do ambulatório foi lançada em 2015 na CIR (Comissão Intergestores Regionais), que é formada pelos 12 municípios da região da Amrec. O próximo passo é desenvolver parcerias com os municípios. Os interessados em serem atendidos na Unesc devem pedir encaminhamento por meio do ESF (Estratégia Saúde da Família).


ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE