• Alunos Unesc desenvolvem atividades em municípios da Amrec

    Atividades vão ocorrer na Universidade e nos municípios

Alunos Unesc desenvolvem atividades em municípios da Amrec

09 Jul, 2018 10:03:22 - Educação

Criciúma (SC)

Os alunos da Unesc agregam conhecimento para a sua formação acadêmica e humana também por meio de atividades em projetos que envolvem a comunidade. Um deles é o Viver-SUS Unesc (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), que está com inscrições abertas até 11 de julho. O projeto é destinado para alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia, que irão desenvolver atividades em cenários de práticas de Saúde Coletiva na região carbonífera.

O projeto será desenvolvido entre os dias 19 e 20 de julho (presencial na Unesc) e 23 a 25 de julho (nos municípios participantes). Os interessados em participar devem se inscrever na secretaria da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, localizada no segundo andar do prédio da Reitoria, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, com a documentação solicitadas no edital. Serão disponibilizadas até cinco vagas para cada curso.

Segundo a pró-reitora acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, o Viver SUS ocorre por meio de parceria entre Unesc e Secretarias de Saúde dos municípios da Amrec para que acadêmicos possam vivenciar experiências no SUS durante o período de recesso escolar.

“As experiências vivenciadas permitem aos acadêmicos compreender a realidade de saúde de nossa região, qualificando, ainda mais, sua formação acadêmica. Em equipes multiprofissionais, compostas por acadêmicos, professores, profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Saúde da Família e equipe de saúde municipal, ocorre o reconhecimento desta realidade e o delineamento de ações a serem desenvolvidas em cada município participante”, explica.  

O projeto ocorre em um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde de municípios pertencentes à Amrec e seus territórios de abrangência.

As vivências ocorrem nos turnos matutino e vespertino, sendo o período noturno destinado para momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às atividades realizadas, bem como para o planejamento das atividades para o dia seguinte.

Os participantes terão transporte durante o período de imersão no sistema de saúde, ida e volta entre o município e a Unesc, alimentação e material didático. Ao final da atividade será emitido certificado de participação pelo período das vivências totalizando 60 horas.

O Viver-SUS Unesc é uma adaptação do projeto de âmbito nacional de nome VER SUS. A sexta edição do projeto na Universidade é conduzido pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e municípios da Amrec.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança