• Alunos transformam pedaladas em energia elétrica

    Eletrobike faz parte de projeto de sustentabilidade premiado pela CDL

Alunos transformam pedaladas em energia elétrica

17 Nov, 2016 13:53:14 - Variedades

Criciúma (SC)

Em uma bicicleta instalada no pátio do Colégio Marista de Criciúma, os alunos pedalam e produzem energia elétrica, aprendendo sobre fontes renováveis e não poluentes de energia. A Eletrobike faz parte do projeto “Maristas para a Sustentabilidade”, vencedor na Categoria Educação do Prêmio Mérito Lojista Oreste Vidal da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). 

A bicicleta, acionada a um dínamo, gera energia elétrica quando utilizada pelas crianças da Educação Infantil. Um grupo de estudantes do Ensino Médio participou de sua instalação e apresentou os resultados do Experimento na VII Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade da Unesc. 

Inicialmente, os alunos dos 1º anos do Ensino Fundamental participaram de uma palestra com a laboratorista do Colégio sobre fontes de energia e a importância da economia e de alternativas renováveis. “Todos os projetos são iniciados com palestras de conscientização e acompanhados de perto pelas crianças. A cada ano, uma nova turma assume o projeto, dando continuidade às ações implementadas, levando esses gestos para casa e estendendo para a comunidade, passando adiante a ideia de que juntos podem fazer a diferença para reduzir os impactos e melhorar o meio em que vivemos”, relata Claudia Kochhann, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista.

Além da Eletrobike, fazem parte do projeto “Maristas para a sustentabilidade” o “Minhoeco”, uma composteira mantida a partir dos resíduos orgânicos dos lanches das crianças, que produz o adubo utilizado nas hortas do Colégio; e a “Chuva de Ideias”, uma cisterna instalada na casinha do parque da Educação Infantil que capta água da chuva, também utilizada na horta, e na limpeza das calçadas do entorno do Colégio. 

“O Colégio Marista tem assumido, por meio de projetos e experiências de aprendizagem, um compromisso em que a consciência planetária está inserida no processo de escolarização. Por meio dessa dimensão se busca desenvolver e vislumbrar uma educação que vise a construção de uma ecopedagogia, ou seja, uma pedagogia da Terra, em que nossos alunos sejam pessoas cuidadoras da vida no Planeta”, afirma Claudia. 

Sobre o Colégio Marista Criciúma
Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Criciúma, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 50 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Criciúma (SC), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.400 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

Sobre o Grupo Marista
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. 

A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança