• Alunos Soldados do 19º BPM participam de Exapom

Alunos Soldados do 19º BPM participam de Exapom

24 Out, 2017 15:43:23 - Segurança

Araranguá (SC)

No decorrer da última semana, entre os dias 18 e 20, alunos do Curso de Formação de Soldados do 19º BPM participaram do Exercício de Adestramento Policial Militar (Exapom). O treinamento foi realizado em parceria com o 28º Grupo de Artilharia de Campanha de Criciúma, que cedeu as instalações e também ministrou algumas instruções, juntamente com instrutores do 19º BPM.

O exercício visa preparar os alunos soldados para as adversidades com as quais poderão se deparar ao longo de suas carreiras, tendo como objetivo estimular o controle emocional e a capacidade de reação e tomada de decisões perante cenários de crise.

Os alunos iniciaram as atividades as 04h da madrugada, onde fizeram a conferência dos materiais e iniciaram o deslocamento, uma marcha de 15 km até o 28º GAC. Durante o exercício, os alunos participaram de diversas instruções, tais como: atendimento de emergência médica pré-hospitalar (APH Tático), orientação na mata com uso de bússola e carta topográfica, sobrevivência rural policial, tendo como base a obtenção de água, fogo e alimento de ordem animal e vegetal, além da construção de armadilhas, abrigos improvisados. Falsa baiana, comando craw, cabo submerso, foram algumas técnicas utilizadas na transposição em uma pista de cordas, além da transposição do curso d’água. Os alunos também passaram por uma pista de fio noturno, instrução de AVOT (acuidade visual e observação de terreno) e uma instrução sobre animais peçonhentos, na qual, os alunos tiveram contato com cobras tipo jiboia, jararaca e caninana.

Sobre o Exapom, o subcomandante do 19º BPM, major Emerson Fernandes, declara: “O Exercício de Adestramento Policial Militar é importante porque consiste em atividades que fogem à rotina do serviço policial. Não obstante, o conhecimento é de suma relevância para tipos específicos de atendimentos e condições em que os policiais militares se envolvem. Ademais, fortalece a união, o espírito de corpo e de camaradagem do grupo, contribuindo para que o aluno soldado saia imbuído do verdadeiro caráter vocacional da profissão.”

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE