• Alunos participantes da campanha “O Voto é Meu” são homenageados em cerimônia no TRE-SC

Alunos participantes da campanha “O Voto é Meu” são homenageados em cerimônia no TRE-SC

28 Nov, 2018 13:38:26 - Política

Florianópolis (SC)

Nesta terça-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina homenageou alunos e escolas da Capital que colaboraram voluntariamente nas ações realizadas durante a campanha “O Voto é Meu – Meu Futuro, Minha Escolha”. Ao todo, 40 alunos do Colégio Catarinense, do Instituto Estadual de Educação (IEE) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), além de cinco filhos de servidores do Tribunal, receberam diplomas de participação. A Secretaria Estadual de Educação também foi certificada pelo apoio prestado.

Durante o evento, o presidente do TRE-SC, des. Ricardo Roesler, enfatizou o sucesso da campanha e agradeceu a participação dos estudantes. “A gratidão é uma das melhores virtudes do ser humano, e é isso que nós estamos aqui oferecendo a vocês hoje. Vocês são protagonistas de uma grande história da Justiça Eleitoral catarinense”, destacou o magistrado cuja campanha é um dos projetos de sua gestão à frente do TRE-SC.

Ao longo do ano, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-SC (EJESC), juízes e servidores visitaram instituições de ensino do estado para divulgação das ações. O diretor da EJESC, des. Antônio Zoldan da Veiga, ressaltou o traço de cidadania envolvido no trabalho realizado em 35 escolas com mais de 4.000 alunos. “O simples fato de participar desta campanha, contribuindo para algo que vocês acreditam e que possa melhorar esse país, é um exercício de cidadania”, disse o desembargador durante a cerimônia.

Para a aluna Mariah Alves Pereira, do Colégio Catarinense, a mensagem foi transmitida de uma forma clara e simples. “Eu vejo a campanha como uma forma de amadurecer aqueles adolescentes que não se interessam pelo processo eleitoral. Mostrar como é importante escolher alguém que vai te representar”, disse.

A estudante do Instituto Estadual de Educação, Elma Barcarolo, conta que sempre gostou de política, motivo pelo qual decidiu se voluntariar. “As pessoas ainda não entendem a importância do voto, pensando que sozinho não se faz nada. Se todos pensarem assim, a gente realmente não vai conseguir fazer a diferença, mas unidos nós somos mais fortes”.

A campanha

Desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC e iniciada em março deste ano, a primeira etapa da campanha “O Voto é Meu” buscou o engajamento de jovens no processo democrático e incentivou o alistamento eleitoral. Após o fechamento do cadastro eleitoral em maio, Santa Catarina contou com 26 mil novos eleitores, na faixa dos 15 aos 17 anos, aptos a votar nas Eleições 2018.

Na segunda etapa, realizada a partir de setembro, o objetivo principal foi conscientizar os novos eleitores acerca da importância de estar informado sobre os candidatos e esclarecer dúvidas sobre o próprio processo eleitoral.

Além das visitas realizadas nas escolas, foram produzidos materiais gráficos e audiovisuais para as redes sociais do TRE-SC com as principais perguntas dos estudantes. Juízes do Pleno, membros do Ministério Público e servidores de áreas especializadas do TRE-SC responderam aos questionamentos dos eleitores.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE