• Alunos organizam exposição fotográfica com agricultoras içarenses

Alunos organizam exposição fotográfica com agricultoras içarenses

07 Dez, 2018 17:21:30 - Geral

Içara (SC)

Quem visitou a Feira da Agricultura Familiar de Içara nesta sexta-feira, dia 7, se encantou com o que encontrou. Além das verduras, frutas, pães e bolos fresquinhos, os visitantes também conferiram imagens de quatro agricultoras familiares.  A exposição “Janelas da Alma”, organizado pela Escola Quintino Rizzieri, reuniu imagens que foram capturadas pelos alunos do oitavo ano, que utilizaram celulares, tablets e smartphones para registrar as atividades das mulheres.

A professora de artes idealizadora do projeto, Gabriela Adriano Luciano Fernandes, explica que em cada edição foi escolhido um tema para que profissionais externos fotografassem. Os alunos por sua vez eram responsáveis pela biografia em texto e acompanhavam o projeto como expectadores. "Neste ano tivemos um diferencial, além do fotógrafo convidado, os alunos utilizaram diversos meios de capturar as imagens", explicou a professora.  “Agradeço a todos os alunos que aceitaram o desafio de se tornarem autores dessas imagens. Estamos orgulhosos dos resultados. Provamos que com o celular é possível fazer muita coisas bonitas”, completou Gabriela.

Segundo o curador e fotógrafo convidado para auxiliar na exposição, João Gabriel da Rosa, o modelo de exposição se aplica a arte site-specific, que faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente. “A proposta iniciou com um bate papo na escola e foi costurada por uma visita nas residências das agricultoras de Içara. Hoje, materializamos os instantes captados em uma exposição “Site-Specific” que dialoga com a Feira da Agricultura Familiar de Içara".

“É um prazer estar plantando alimentos sem agrotóxicos para essas crianças. A visita ao campo objetivou que eles compreendessem o sacrifício e a dedicação envolvidos no processo de produção dos alimentos”, destacou a agricultora Marionice de Freitas Prudêncio, que representou as colegas na abertura da exposição.

“Fazendo registros dos fatos positivos, a cidade só cresce, e o Quintino tem dado muitos exemplos positivos para a nossa cidade. Esta exposição marca mais um capítulo da história desta importante instituição”, destacou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.  “Será um projeto que ficará marcado para sempre na memória desses alunos”, acrescentou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

A exposição

A exposição, que ficou aberta ao público durante todo o dia, seguirá ainda este ano para o Hall do Paço Municipal, e em 2019, percorrerá escolas do município. As visitas nas propriedades tiveram a mediação das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Carolina Dias Moriconi e Rubia Cunha, e do extensionista da Epagri, Saymon Antonio Dela Bruna. A equipe contou ainda com o apoio da Cooperativa de Agricultura Familiar e Pesca de Içara (Coopafi).

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE