• Alunos montam espetáculos no 1º Festival Relâmpago de Teatro

Alunos montam espetáculos no 1º Festival Relâmpago de Teatro

24 Set, 2019 15:18:30 - Geral

Içara (SC)

O Festival Nacional de Teatro Revirado encerrou, mas deixou essência e o espírito teatral na cidade. Após a realização do evento, o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realiza desde ontem com toda rede de ensino da cidade, o I Festival Relâmpago de Teatro Estudantil. Além das 13 escolas municipais, a Escola Salete Scotti dos Santos, da Rede Estadual, também participa de forma experimental da ação. O festival segue até sexta-feira, dia 27. 

“Depois de uma semana intensa de muita arte e cultura por todos os cantos do município, o Festival Relâmpago de Teatro Estudantil vem com uma proposta de divulgar produções cênicas que poderiam ficar restritas apenas aos limites da escola, e assim, dar visibilidade a novos talentos para a cena teatral”, comentou a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.

Conforme a coordenadora de Artes da Secretaria de Educação, Lilian Philippi, a montagem das peças e encenações apresentadas remetem a questão da inclusão social. “Nossa intenção é fazer com que os alunos debatam temas pertinentes em cada faixa etária e instigar a criação de novos grupos de teatro, abrindo espaços para descoberta de novos talentos, a cidade carece dessa linguagem da arte”, destacou.

Um dos mediadores das atividades, Arthur Rogoski, comenta que o teatro proporciona troca de experiências entre os alunos por trabalharem temas próximos da realidade. “A arte conecta com a vida dentro de uma cena de teatro é algo que serve de aproximação das crianças e fazem com que eles ressignifiquem algo, trazendo para cena alguns medos ou algumas vontades próprias”, colocou.

“Já participei e me envolvi com teatro, mas desta forma é a primeira vez. É uma experiência muito positiva e divertida e uma oportunidade para conhecermos e ampliar nosso conhecimento sobre teatro e a arte”, afirmou a aluna do nono ano da escola Tranquilo Pizzetti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, Júlia Torres.

Conforme a dinâmica prevista, cada escola tem um mediador para condução das atrações por meio de uma sinopse escolhida para o desenvolvimento das peças. As apresentações das peças dos alunos ocorrem na quinta-feira à tarde e na sexta-feira pela manhã, no Auditório São Donato. Pais e colegas de classe acompanharão os espetáculos.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança