• Alunos e professores da Satc vão ganhar Ludoteca

Alunos e professores da Satc vão ganhar Ludoteca

21 Nov, 2018 15:19:30 - Variedades

Criciúma (SC)

A Biblioteca da Satc ganhará um espaço de convergência entre o lúdico e o educativo. Será inaugurada no próximo semestre uma Ludoteca, ambiente recreativo para o uso de games no ensino. Um banco de jogos estará à disposição de professores e alunos interessados a aprenderem por meio da gamificação.

Nesta primeira etapa do projeto estão sendo arrecadados os mais variados tipos de jogos que serão cadastrados no Pérgamo da biblioteca. Num segundo momento, uma sala temática será adaptada como espaço lúdico. “O objetivo é ser um local acolhedor não só para crianças, mas para todos que gostam de games”, comentou a bibliotecária da Satc, Vânia Medeiros Ribeiro.

A ideia da Ludoteca é fortalecer estruturas de ensino em sala de aula. É o que aposta um dos coordenadores do projeto, Diego Piovesan Medeiros. Para o professor, a iniciativa é um incentivo às práticas ativas em sala de aula, um diferencial na metodologia de ensino da Satc.

“Os professores poderão utilizar a Ludoteca e os jogos como ferramentas educativas para as mais variadas áreas do conhecimento. Por exemplo, um jogo War pode dar suporte na aula de história, o tabuleiro de Xadrez pode auxiliar na filosofia, o Uno na matemática, e por aí vai”, destacou.

Pagamento de dívida na biblioteca

Os alunos que doarem jogos para o projeto e tiverem pendências na biblioteca terão a dívida abonada. Podem ser doados jogos de tabuleiro, cartas, peças lúdicas, entre outros. A intenção da Satc é disponibilizar horários com desafios de jogos em intervalos, como na hora no almoço.

“Na sequência pretendemos dar oficinas criativas a professores com as metáforas dos jogos. Espaços com brinquedos temos muitos em instituições de ensino, como as brinquedotecas, mas desta forma, para jovens e adultos, é mais difícil de encontrar”, finalizou Diego. A Ludoteca faz parte de um projeto de pesquisa da Satc com envolvimento de alunos, professores e coordenadores.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal