• Alunos do SENAI desenvolvem mão robótica

Alunos do SENAI desenvolvem mão robótica

03 Jul, 2018 10:55:32 - Educação

Criciúma (SC)

O Clube Empreender – Prototipagem, do SENAI Criciúma, desenvolveu o protótipo de uma mão humana. Através da impressão 3D e prototipagem Arduíno, ferramentas disponíveis no Laboratório Aberto da instituição, foi possível produzir este trabalho, que consegue controlar e fazer movimentos que uma mão humana é capaz.

O projeto ainda está em fase inicial, contudo, a mão já faz o movimento de abrir e fechar sem dificuldades. Segundo o professor de introdução à computação Angelo Machado Bortolon, o objetivo foi mostrar aos alunos que, com baixo custo da impressão 3D é possível montar uma mão que posteriormente pode se tornar até uma prótese a alguém que necessite, além de unir teoria e prática.

“A equipe de alunos queria um desafio, a partir disso surgiu a ideia da mão robótica. Através de pesquisas feitas por eles, o modelo em 3D da mão foi encontrado em um repositório de itens 3D que logo após foi impresso em nossas impressoras do Laboratório”, explica o professor. “A montagem mecânica e eletrônica e a programação com base do Arduíno foi o próximo passo. Como ainda estamos na fase inicial do projeto a mão será controlada ou fará comandos pré-definidos por software”, complementa.

Saiba mais

O Clube Empreender – Prototipagem é um dos Clubes do Ensino Médio Conecte, atividades que podem ser realizadas no contraturno, conforme escolha do estudante. Este tem foco em criar protótipos e soluções em Robótica, além de dar a vivência de como é montado um projeto de um produto.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE