• Alunos do Senac SC conquistam medalhas em competição nacional

Alunos do Senac SC conquistam medalhas em competição nacional

04 Dez, 2018 09:46:43 - Geral

Florianópolis (SC)

Alunos do Senac SC participaram, durante uma semana, da maior competição profissional do comércio, as Competições Senac de Educação Profissional, em Vitória/ES. O evento reuniu 43 competidores do Senac de 20 Estados e revelou os melhores profissionais do País nas ocupações: Cozinha, Estética e Bem-Estar, Serviço de Restaurante, Cabeleireiro, Cuidados de Saúde, Apoio Social e Florista.

Cada ocupação tem critérios de avaliação que seguem padrões internacionais, com tempo determinado para a realização da prova. Todos os atletas do conhecimento são supervisionados simultaneamente por avaliadores, estes que preenchem uma ficha técnica contendo os critérios de avaliação e pontuam os alunos, de acordo com o desempenho dos mesmos.

O Senac SC disputava medalhas em quatro das cinco ocupações disputadas e subiu ao pódio em três: Cozinha, com a aluna Manuelle Emily Novaski (prata) – Estética e Bem-Estar, com Isadora Berti Guedes Pereira (prata), e Cuidados de Saúde e Apoio Social, com a aluna Jaqueline Gonçalves da Silva (bronze). Janderson Dias Garcia, também integrou a delegação e competiu na ocupação Cabeleireiro.

Na ocupação Florista, Santa Catarina é o único estado com representantes por isso, a participação das alunas Jéssica Cristina de Campos e Suelen Aline Vieira foi apenas para demonstração, além disso elas produziram arranjos para as provas de Cabeleireiro e Estética e Bem-Estar. Por ser o único representante do País, o Senac SC já tem uma vaga garantida na WorldSkills Competition, maior competição de educação profissional do mundo.

"Aqui, todos foram medalhas de ouro pelas suas superações. Mas, como avaliação nas regras da competição estamos nos qualificando com duas alunas para representarem o Brasil nas modalidades de Cozinha e Estética e Bem-Estar. Já as alunas de Florista irão realizar as provas para definir qual delas estará na Rússia. Este é o Senac de Santa Catarina buscando sempre a excelência da Educação Profissional para nossos jovens e adultos que querem crescer em suas profissões”, afirma o Diretor Regional do Senac SC, Rudney Raulino.

WorldSkills

Os competidores melhores avaliados em cada ocupação da etapa nacional seguem para um treinamento e, no início do ano que vem, concorrem a uma vaga para representar o Brasil na WorldSkills 2019, em Kazan, na Rússia. Essa é a maior competição de educação profissional do mundo, evento que conta com a participação de cerca de 1400 alunos de instituições de mais de 70 países.

Santa Catarina já tem vaga garantida nessa competição na ocupação Florista. O estado é o único do Brasil com representantes nessa modalidade. Além disso, o Senac SC ainda vai disputar vagas nas ocupações de Cozinha e Estética e Bem-Estar, em que conquistou a medalha de prata nas Competições Senac de Educação Profissional. A seletiva que vai definir os representantes do Brasil na WorldSkills será realizada em março do ano que vem.

Estar nesse evento representa uma oportunidade única de acesso aos avanços das competências técnicas adotadas em todo o mundo e a possibilidade de um intercâmbio precioso, capaz de impulsionar a preparação de profissionais ainda mais competentes para atuação no setor produtivo brasileiro. Desde 2009 (no Canadá), o Senac tem participado dessa competição – as edições seguintes ocorreram na Inglaterra (em 2011), na Alemanha (2013) e no Brasil (em São Paulo, em 2015). Em 2017, a World Skills foi realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O melhor resultado do Senac ocorreu em 2015, quando obteve seu melhor resultado na história da competição, conquistando duas medalhas de bronze (em Cozinha e Serviço de Restaurante) e três certificados de excelência (em Cuidados de Saúde e Apoio Social, Florista e Cabeleireiro).

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal