• Alunos do Colégio Marista Criciúma mantém prevenção ao Aedes Aegypti

    Mural exposto no pátio do colégio, desenvolvido em projeto pedagógico do Ensino Fundamental, expõe atitudes preventivas

Alunos do Colégio Marista Criciúma mantém prevenção ao Aedes Aegypti

04 Jul, 2016 00:00:00 - Educação

Criciúma (SC)

 

Apesar de menos frequente, a ameaça de contaminação pelo Aedes Aegypti continua no inverno.  Quando chegam os dias mais frios, os casos de Dengue, Zika e Chikungunya começam a diminuir e parte da população deixa de tomar os cuidados necessários para prevenir essas doenças.

 

Diante disso, no Colégio Marista Criciúma um projeto foi desenvolvido um projeto com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de manter os alunos atentos para as ações de prevenção ao mosquito.


Em um primeiro momento, as crianças apresentaram em sala de aula o conhecimento que possuíam sobre o Aedes Aegypti, além de apresentarem dúvidas. Na sequência, os alunos produziram um bilhete solicitando uma palestra a respeito do tema no laboratório do colégio, por meio da qual aprenderam mais sobre as formas de prevenção ao mosquito.


O próximo passo foi a construção de um painel interativo que está exposto no pátio da escola, onde as crianças colocam atitudes incorretas e muitos mosquitos, refletindo, assim, sobre importância dos cuidados necessários para a não proliferação do agente transmissor das doenças.

 

No painel, as imagens são substituídas, então, por boas práticas, e os mosquitos retirados do mural. Os estudantes transmitem as lições aprendidas para outras turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de manterem o cuidado e compromisso de continuar alertando os colegas e compartilharem as atitudes preventivas com as famílias.

 

“As crianças ao construírem as aprendizagens acerca do mosquito Aedes Aegypti trabalharam com projeto de intervenção social em que foram oportunizados espaçostempos para a discussão de questões políticas, sociais e ambientais e para que os alunos buscassem alternativas para o problema que afeta toda a sociedade e sendo necessárias prevenções contínuas e coletivas”, explica Claudia Kochhann, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista.

 

Sobre o Colégio Marista Criciúma


Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Criciúma, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 50 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Criciúma (SC), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.400 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br


Sobre o Grupo Marista


No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde eComunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos.


Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade.


Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal