• Alunos do Cei Silvia Vieira Teixeira aprendem sobre alimentação saudável

Alunos do Cei Silvia Vieira Teixeira aprendem sobre alimentação saudável

09 Out, 2018 16:44:59 - Educação

Içara (SC) 

Ação faz parte da 2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Os alunos do pré-escolar dois, do Centro de Educação Infantil (CEI) Silvia Vieira Teixeira, do bairro Tereza Cristina, em Içara, tiveram uma manhã diferenciada esta semana. Eles aprenderam com a mãe de um dos alunos a fazer cupcakes integrais de banana. A ação faz parte da 2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem como objetivo promover ações que estimulem a alimentação saudável e adequada no ambiente escolar.

De acordo com a professora Marinete Fachin Salvador, desde que a Jornada foi iniciada, no início do ano letivo, as crianças da turma já visitaram plantações, acompanharam a construção de uma horta e elaboraram outras receitas saudáveis em sala de aula. Esta semana, a mãe de um dos alunos preparou uma receita de muffin de banana integral, que é servida aos estudantes que frequentam a creche.  “Meu filho comia sempre os mesmos alimentos, fiquei surpresa quando descobri que ele gostava desta receita. Trouxe minha máquina de muffin, mas as mães e pais também podem usar forminhas individuais simples em casa, temos que inovar nos formatos para chamar atenção dos pequenos e despertar neles o desejo de provar receitas saudáveis”, conta a mãe Mirieli Felicio Viana.

 “Quando falamos em comunidade escolar não podemos nos esquecer de falar da família e de sua importância no processo de formação dos hábitos alimentares de seus integrantes em processos educativos, que são efetivos para mudanças no padrão alimentar das crianças, uma vez que, tais mudanças irão contribuir no comportamento alimentar na vida adulta”, ressaltou a professora.

O envolvimento das famílias na alimentação escolar faz parte da quarta e última etapa da Jornada.  “Precisamos inserir a família na educação alimentar e nutricional de forma leve e descontraída para que essa relação entre escola e família colabore na formação, no desenvolvimento e na construção do conhecimento pelo estudante, porque ambas as instituições têm um importante papel complementar no processo de aprendizagem da criança. Esta é última etapa da Jornada e estamos muito felizes com os relatos e ações realizadas pelas escolas participantes”, explicou uma das nutricionistas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara Carolina Moriconi.

Na Primeira edição da Jornada, em 2017, Içara participou com duas creches da Educação Infantil. Este ano, 19 unidades escolares de educação infantil e Fundamental participam da ação.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE