Alunos debatem sobre transparência e cidadania

05 Set, 2017 11:03:03 - Educação

Florianópolis (SC)

“Nós somos o futuro e nós podemos mudar o futuro”. Esta foi uma das observações de Peterson Bandeira Fernandes, 19 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. Peterson e seus colegas da turma do período vespertino da maior escola pública do Estado participaram hoje (4/9) de uma atividade voltada ao IV Concurso Estadual de Redação do projeto TCE na Escola do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

A ação, coordenada pela professora Cristina Persch, abordou os temas transparência e cidadania, as regras do concurso, além de apresentar as características da modalidade crônica – adotada nesta edição do projeto. “Se eles [os alunos] souberem realmente quantos direitos estão disponíveis, vão poder entender o seu papel de cidadão. E, como cidadãos, poderão contribuir com a transparência”, disse Cristina. A professora reforçou, ainda, no debate com os estudantes, o papel das novas gerações no controle social e a importância em conhecer os direitos e deveres do cidadão.

Os alunos expuseram suas dúvidas sobre o estilo de redação proposto no IV Concurso Estadual de Redação e suas opiniões acerca de temas como ética, respeito, corrupção e o papel dos jovens nas possíveis mudança da sociedade.

O Site

O TC/SC disponibilizou, em seu portal na internet (www.tce.sc.gov.br), um hotsite do Projeto TCE na Escola que traz informações para professores e alunos sobre o IV Concurso Estadual de Redação. O espaço virtual, cuja interface apresenta a mesma identidade visual do material de divulgação, contém o regulamento, vídeo com orientações de técnicos do Tribunal, apresentação em PowerPoint, notícias, galeria de fotos, contatos e a enquete para a escolha do nome dos personagens especialmente criados para o concurso, além de links para artigos e textos sobre o tema – “Transparência e Cidadania”.

Para acessar o hotsite, deve-se clicar no banner do projeto, na área de destaque da página principal do portal. A primeira página do ambiente apresenta os vários menus que levam a subpáginas específicas e dois elementos importantes: livreto virtual e vídeo de orientação. O livreto pode ser folheado com o mouse, dando-se um clique na parte inferior externa da página, arrastando-a. Em formato de história em quadrinhos, apresenta as mascotes do concurso conversando com o internauta.

Já o vídeo contém entrevista com os auditores fiscais de controle externo do TCE/SC Gissele Souza de Franceschi Nunes e Moises Hoegenn. Eles falam sobre os conceitos de transparência e sua importância para a administração pública, e a natureza, as funções e as atribuições do Tribunal de Contas.

Ainda na primeira página do hotsite é possível acessar a enquete para a escolha do nome do MC e da DJ, criados pela Assessoria de Comunicação Social do TCE/SC. Os estudantes interessados encontrarão três opções de nomes para cada personagem. Para o MC, as opções são: Call Kulê, Tody Olho e Soul Fiscal; e para a DJ, os internautas poderão escolher entre Ana Liza, Cida Dan ou Isa Mina.

O hotsite disponibiliza (para download e impressão) o material de apoio do concurso, como o regulamento, cartazes e folha da redação. Para auxiliar no trabalho de pesquisa dos professores e dos estudantes, existem links para artigos e textos sobre o tema. Notícias sobre o concurso, produzidas pela Assessoria de Comunicação Social do TCE/SC ou pela imprensa em geral, e fotos também podem ser encontrados no hotsite. E informações complementares podem ser obtidas por meio do link “Fale conosco”, onde se divulgam os contatos telefônicos e de e-mail da comissão organizadora do concurso, tanto do TCE/SC, quanto da Secretaria da Educação.

O concurso

O IV Concurso Estadual de Redação é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina, com a parceria da Secretaria de Estado da Educação. Aberto a estudantes do ensino médio— Regular propriamente dito (formação geral), Magistério, Integrado à Educação Profissional (EMIEP), Inovador (ProEMI) e em Tempo Integral e educação de jovens e adultos) da rede pública estadual, o concurso tem um público potencial de aproximadamente 228 mil alunos de 1.106 escolas. O prazo para a elaboração da redação — que neste ano é na modalidade Crônica — vai até o dia 12 de setembro. Cada escola escolherá uma redação que será encaminhada à respectiva Gerência Regional de Educação (Gered). A Gered, por sua vez, selecionará uma redação, dentre as que forem enviadas pelas escolas de sua jurisdição, sendo classificada para a etapa estadual. A avaliação final, que contemplará as redações das 35 Gereds, uma do Instituto Estadual de Educação e uma Coordenadoria da Grande Florianópolis, ficará ao encargo do TCE/SC. O resultado será divulgado no dia 12 de novembro e a premiação ocorrerá no dia 21 de novembro, em solenidade na Corte de Contas catarinense.

Os cinco primeiros colocados e seus professores receberão um notebook e farão uma viagem a Florianópolis, para participar da cerimônia de entrega da premiação, além de outras atividades culturais. Os alunos poderão estar acompanhados de um dos pais ou responsável. Os colegas de turma do estudante classificado em primeiro lugar serão contemplados com a mesma viagem à capital.

As cinco escolas dos estudantes vencedores ganharão um kit de livros de literatura, um notebook e um projetor portátil.  E os 36 finalistas da etapa estadual receberão uma menção honrosa.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança