• Alunos de Nova Veneza fazem o plantio de mudas

Alunos de Nova Veneza fazem o plantio de mudas

22 Mar, 2017 15:01:11 - Educação

Nova Veneza (SC)

Alunos da rede municipal de ensino de Nova Veneza participaram na manhã desta quarta-feira (22), de um evento voltado ao Dia Mundial da Água. Meninos e meninas da Escola do Bairro Bortolotto e Caravaggio, participaram do plantio de mudas de árvores nativas para recuperação de mata ciliar, na Associação Privada Sociedade Esportiva e Recreativa Veneza – SERV, no Picadão, em Nova Veneza. A ação foi uma promoção da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza em parceria com a Associação de Irrigação de Santo Isidoro- ADISI, SERV, Projeto Ingabiroba, EPAGRI, o Comitê de Bacias do Rio Araranguá e Secretaria de Educação de Nova Veneza. As mudas foram plantadas em uma Área de Preservação Permanente (APP).

Para o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Juliano Dal Molin, a atividade desenvolvida com a parceira de escolas e entidades é de extrema importância para a conscientização sobre os cuidados com a água. “Nós levamos as crianças para realizar o plantio de mudas nativas e recuperar e preservar a nascente, que gera uma manancial e futuramente pode ser utilizada essa água para o consumo humano. A Fundave e seus parceiros realizaram a ação visando a preservação desta água que nasce dentro do município. Que além da Barragem do Rio São Bento, um excelente manacial, possamos contar com outras fontes para cosumo e sedentação animal. Cada atividade leva as crinaças para ensinar e educar e que futuramente isso se propague e outras nascentes sejam recuperadas”, afirmou.

“É muito importante o projeto Ingabiroba voltado aos nossos alunos para que tenham a consciência ambiental. Nós participamos desde a sua primeira edição e ficamos felizes em poder voltar e contribuir ainda mais com a conscientização do meio ambiente. Que os nossos estudantes aprendem ainda mais e sejam multiplicadores para a sua familiares repassando sobre a necessidade de preservação deste bem precioso que é a água”, afirmou o prefeito Rogério Frigo.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá  o projeto Ingabiroba nasceu em 2009, em Nova Veneza e hoje já expandiu para cinco municípios somando 11 hectares plantados com mais de 13 mil mudas. “A intenção é expandir para toda a bacia hidrográfica, na totalidade de 22 municípios e ele tem com grande objetivo despertar a conscientização principalmente dos nossos produtores de arroz ligados as associações e cooperativas de irrigantes e as escolas municipais e estaduais  ”, ressalta Marini.


Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 e passou a ser celebrado em 1993. A data visa conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos, do uso sustentável do recurso e a urgente necessidade de preservá-lo, evitando sua poluição e contaminação.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO|
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal