• Alunos de Engenharia Mecânica da Unesc projetam veículo

    Grupo participa do Projeto Baja SAE, que envolve somente estudantes

Alunos de Engenharia Mecânica da Unesc projetam veículo

10 Out, 2016 15:40:24 - Educação

Criciúma (SC)

Projetar do zero um veículo off-road, que leva apenas um piloto e que possa trafegar em terrenos com as mais diferentes condições de solo é o desafio de alunos do curso de Engenharia Mecânica da Unesc. O grupo, formado por 15 estudantes e orientados por professores, participa do Projeto Baja SAE e tem como diretriz apenas as especificações da SAE (Society of Automotive Engineers) que dizem respeito quanto ao motor utilizado e dimensões da estrutura. O restante, como o projeto, cálculos e construção é totalmente de responsabilidade dos alunos.

O Projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia de todo o mundo com o objetivo de incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Os estudantes da Unesc participam do Baja SAE Brasil e planejam estar no concurso de protótipos em 2017. Os vencedores se classificam para a etapa internacional do Baja.


Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica da Unesc e um dos orientadores do grupo de estudantes do Vulcano Baja, Guilherme Pickler, o projeto é uma oportunidade de os alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e de maneira interdisciplinar. “Estudantes de diferentes fases participam do projeto e isso permite uma troca de conhecimento e um aprendizado em conjunto”, comenta.

Pickler conta que os estudantes utilizam o Laboratório de Protótipos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) para desenvolver as atividades e que agora estão na fase de finalização do projeto para posteriormente iniciar a fabricação do carro. “O interessante é que futuramente a ideia pode ser aperfeiçoada e novos elementos podem ser incluídos ao protótipo”.

O aluno da sétima fase de Engenharia Mecânica da Unesc, Pedro Nunes Domingos, comenta que a ideia de participar do Projeto Baga iniciou em 2014. De lá para cá, a ideia foi amadurecida e em 2016 começou a ser tirada do papel. “Não sabíamos como fazer o carro, mas sabíamos que queríamos participar do Projeto Baja. Ele está agregando bastante para a nossa formação”, afirma o membro do Vulcano Baja. Dentro do grupo, os acadêmicos dividem tarefas que vão da elaboração do projeto de protótipo, até de planos para a captação de apoiadores.

Saiba mais

O Projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos e teve a primeira competição em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE Brasil, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE Brasil. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, em São Paulo. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal