Alunos de Criciúma participam de campanha contra o Aedes aegypti

04 Abr, 2017 17:42:28 - Geral

Criciúma (SC)

Na Semana Saúde na Escola de 2017 o foco é o “Combate ao Aedes aegypti”. Com orientações do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Saúde e Educação, ações de prevenção e combate ao mosquito serão realizadas em todo o país até sexta-feira (7). Em Criciúma, mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino participam das atividades. A mobilização integra o Programa Saúde na Escola (PSE).


“É importante que toda a comunidade contribua. Atividades serão levadas às escolas do município com o objetivo de mostrar aos alunos a importância de impedir a proliferação do Aedes aegypti. Também serão repassadas orientações para que os estudantes compartilhem as informações com a família e todos os moradores do bairro”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Francielle Lazzarin Gava.

Além de conversas e vistorias no ambiente escolar, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, propuseram aos alunos do 5° e 7º ano a produção de um vídeo informativo. “Neste vídeo, eles precisam falar das medidas que devem ser adotadas para evitar o aparecimento de focos do mosquito da dengue. Eles podem solicitar o apoio dos profissionais de saúde, além de utilizar a criatividade, através de músicas, paródias, além de outros recursos”, explica a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca.


Um vídeo será selecionado para representar a escola e ser apresentado a todas as turmas, pais, representantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e Conselho Local de Saúde (CLS). As unidades de ensino que completarem todas as etapas receberão uma placa denominada “Escola livre do Aedes aegypti”.


EducaDengue

Desde fevereiro, profissionais do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura de Criciúma orientam, por intermédio do programa EducaDengue, estudantes das 72 escolas da rede municipal de ensino. As palestras sobre o Aedes aegypti iniciaram após o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrar dois focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no bairro Quarta Linha.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE