• Alunos da Unesc vivenciam o cotidiano da saúde coletiva

    Atividades do Viver SUS ocorrem na Universidade e em oito municípios

Alunos da Unesc vivenciam o cotidiano da saúde coletiva

19 Jul, 2018 14:33:01 - Educação

Criciúma (SC)

As atividades de 2018 do Viver-SUS Unesc (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) iniciaram nesta quinta-feira (19/7) e reúnem acadêmicos de diversos cursos, participantes do Programa de Residência Multiprofissional e professores em uma jornada de experiências que vão colaborar com a formação acadêmica e humana dos participantes. O projeto será desenvolvido nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/7) na Universidade e de 23 a 25 de julho em oito municípios da região.

A estudante da décima fase do curso de Farmácia Jéssica Pacheco da Silva já é veterana no Viver SUS. Em 2018 ela vai para a sua terceira participação no projeto, que segundo ela, mudou a sua visão sobre o Sistema Único de Saúde e o trabalho do farmacêutico nele. “Com o projeto consegui ter um olhar diferente sobre saúde coletiva e a atuação do farmacêutico no SUS. Ele pode colaborar com o trabalho da equipe ainda mais ao integrar suas práticas às de outros profissionais com o objetivo do bem-estar e da saúde do paciente”.

Jéssica é um dos 56 estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia, que irão desenvolver atividades a partir da manhã do dia 26 de julho nos municípios de Forquilhinha, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Içara, Criciúma, Maracajá, Nova Veneza e Urussanga.

O projeto ocorre em um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos municípios e seus territórios de abrangência. Participação em visitas domiciliares, em grupos de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e diálogo com as secretarias de Saúde fazem parte das atividades a serem desenvolvidas. Os participantes terão transporte durante o período de imersão no sistema de saúde, ida e volta entre o município e a Unesc, alimentação e material didático. Ao final da atividade será emitido certificado de participação pelo período das vivências totalizando 60 horas.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, salientou a disponibilidade dos acadêmicos em participarem do projeto em período de férias e falou da importância do Viver SUS na formação. “A gente acredita e aposta muito no poder transformador de vocês. Nós apoiamos e agradecemos muito a dedicação de cada um. Isso é um diferencial. Temos certeza que as experiências vividas serão importantes. Façam a diferença no projeto e levem isso para a vida, para cada atendimento e para cada pessoa que buscar ajuda”.

A coordenadora do Viver SUS Unesc, Mágada Tessmann, deu orientações aos alunos, apresentou os residentes que os acompanharão e a distribuição dos acadêmicos nos municípios. Segundo ela, a experiência vivida será transformadora. “O interior de vocês na ida e na volta não será o mesmo. O aprendizado será muito grande. Vocês perceberão a importância da interdisciplinaridade e do respeito à área do outro e entender que os saberes se complementam para um objetivo maior”.

No dia 16 de agosto ocorrerá o encerramento do Viver SUS, quando os gestores de saúde dos municípios participantes receberão um relatório das atividades e sugestões que possam contribuir com a Saúde Coletiva. As experiências dos acadêmicos também serão transformadas em artigos e publicadas em uma edição temática da revista da Unesc Inova Saúde (disponível no link http://periodicos.unesc.net/Inovasaude).

O Viver-SUS Unesc é uma adaptação do projeto de âmbito nacional de nome VER SUS. A sexta edição do projeto na Universidade é conduzido pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e municípios.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE