• Alunos da Unesc estimulam o pensamento sustentável

Alunos da Unesc estimulam o pensamento sustentável

18 Mai, 2018 11:12:59 - Educação

Garopaba (SC)

Os acadêmicos da sétima fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc participaram de um dia de aprendizados fora do campus. Eles visitaram, nesta quinta-feira (17/5), quatro áreas em processo de recuperação ambiental na cidade de Garopaba. A atividade ocorreu dentro da disciplina “Recuperação de Área Degradada”, ministrada pelo professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Durante a manhã, os dez estudantes visitaram o projeto Gaia Village, que desde 1997, foca suas atividades na sustentabilidade e, com auxílio da Unesc, desenvolve tecnologias ambientais amigáveis, como banheiros sustentáveis, pátios de compostagem, geração de energia responsável e reciclagem de materiais.

Criado pelo professor José Lutzenberger, o principal objetivo do Gaia é se utilizar das áreas do município para ser exemplo de localidade sustentável. O coordenador do projeto, Dolizete Zilli, conta que a oportunidade de transmitir as ações aos futuros engenheiros é um grande passo para a realização desta missão. "O objetivo de recuperar a essência da nossa natureza só vai ser possível com a consciência dos novos profissionais da área. A nova geração de engenheiros, que chegam no mercado com uma mentalidade ecológica, é necessária para uma mudança ambiental. Recebe-los aqui, possibilita o estimulo deste pensamento” afirma o coordenador.

Ele explica ainda que a iniciativa não quer parar o avanço da cidade e das construções, mas sim faze-lo de modo inteligente. “Não adianta ter um transatlântico de luxo, com um mar de lixo em volta, é preciso cuidar e ter equilíbrio, evoluir, mas com um pensamento sustentável", frisa Zilli.

O estudante Gabriel Fagundes destaca as ideias apresentadas por Zilli e explica que, com algumas adaptações, é possível aliar o crescimento com o que é positivo para o ambiente. “Eu acredito que estas ideias bem desenvolvidas e repensadas podem sim ser aplicadas hoje. Mas o primeiro passo seria mudar o pensamento das pessoas e assim implantar uma nova ideia, de colocar o meio ambiente em primeiro lugar”, esclarece.


Mais conhecimentos

Além do Gaia Village, os acadêmicos visitaram áreas recuperadas, com auxílio da Universidade, na parte central da cidade. Um deles, foi a Lagoa das Capivaras, danificada por ações humanas.

Segundo o professor Menezes, a Unesc acabou adotando a localidade. "Ao chegar na cidade, nós entrevistamos os moradores. O pensamento da maioria deles era de desagrado, comparando o ambiente a espaços para descarte de lixos e criadores de mosquitos. Depois da proposta, de recuperação e das ações para descontaminar e revitalizar o local, continuamos lá, cuidando e prezando pelo bem ambiental.", destaca ele.

A Universidade também está presente em projetos de preservação e orientação ambiental em toda região. Como conselheira da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, a Unesc sede profissionais para monitorar situações em ambientes de praia e de recuperação em Santa Catarina.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE