• Alunos da Unesc apresentam relatório de vulnerabilidade

Alunos da Unesc apresentam relatório de vulnerabilidade

14 Dez, 2016 14:57:43 - Política

Criciúma (SC)

Alunos da Unesc que fazem parte da equipe do projeto de Extensão Diálogos Urbanos estiveram na Tribuna Livre de hoje (13/12) para apresentar relatório de vulnerabilidade do Bairro São Francisco. O projeto foi em parceria com moradores daquela região. O pedido da vinda do grupo foi da vereadora Camila Nascimento (PSD).

Durante o trabalho, a equipe realizou saída de campo ao território a fim de estabelecer diálogo com lideranças comunitárias e instituições presentes nos bairros do território Paulo Freire, entre elas escolas, unidades de saúde e Centros de Referência de Assistência Social.

Entre as demandas, acúmulo de lixo, ponto de uso de drogas e abandono de carros roubados, falta de pavimentação, infraestrutura da escola precária. 

O grupo apresentou ainda soluções buscadas pela comunidade, como a construção de nova escola, já que o espaço atual não permite ampliação e novas construções por estar situado em área de preservação permanente, a pavimentação da Rua Altair Meller, que segundo eles, já foi requerida por meio do programa Pavitotal. Quanto ao lixo apontado, os moradores já solicitaram remediação junto à Famcri e a Polícia Ambiental. Eles reclamaram que as providências não foram tomadas.

Estiveram presentes a aluna Júlia Morona de Campos, a professora Jaqueline Serafim e a diretora da escola Osvaldo Hulse Marisa dos Santos, o presidente do Bairro Antônio Cordova de Oliveira, e o morador Paulo Manoel.

“Levantamos a história, diagnosticamos problemas e a equipe propôs planejamento participativo para os moradores ficarem responsáveis por desenvolver, no Bairro. Gostaríamos que vocês exigissem do Poder Público para que as demandas sejam cumpridas”, comentou Júlia. A localidade do São Francisco e Boa Vista tem 5.367 habitantes.

O projeto é um dos 12 realizados com as comunidades do Território Paulo Freire. O objetivo é promover o debate e o empoderamento de lideranças comunitárias, diretores de escolas e demais moradores residentes no território Paulo Freire sobre aspectos de qualidade do ambiente urbano.

As temáticas envolvidas são urbanismo e urbanidade, mobilidade urbana, regularização fundiária, gerenciamento de resíduos e inclusão social, saneamento ambiental, gestão pública, educação cidadania e territorialidade. Para a promoção do debate e empoderamento dos participantes, a proposta do projeto é a formação de um grupo focal e utilização de metodologias participativas.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal