Alunos da Udesc disputarão competição de softwares de sistemas multiagentes

11 Jul, 2018 09:57:43 - Educação

Ibirama (SC)

Três alunos do Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, participarão do Multi-Agent Programming Contest, competição internacional na área de desenvolvimento e programação de sistemas multiagentes, formados por softwares autônomos que cooperam entre si, cada um com sua especialidade.

Os alunos Giovanni Jakubiak de Albuquerque, Tiago Funk e Vilson de Deus Corrêa Júnior disputarão o evento em outubro por meio do projeto de pesquisa Oma-Vant, coordenado pelo professor Tiago Luiz Schmitz, do curso de Engenharia de Software. Essa será a primeira participação da universidade na competição.

O foco do projeto é o desenvolvimento de softwares para a observação e a manutenção de áreas usando veículos aéreos não tripulados. O objetivo é que esses veículos consigam, de forma autônoma, trazer informações do ambiente e interagir com ele.

Segundo Schmitz, o Multi-Agent Programming Contest expandiu os horizontes do projeto, que agora trabalha com cooperação e coordenação de sistemas multiagentes. "As aplicações práticas são bem amplas", ressalta.

Os programas desenvolvidos para a competição tiram o papel do ser humano no planejamento das tarefas e criam novas técnicas dinâmicas de logística em diversos ambientes.

Torneio online

O Multi-Agent Programming Contest é realizado desde 2005 com um servidor localizado na Alemanha, no qual os participantes de diversos países, como Holanda, China, Estados Unidos e Brasil, conectam-se e batalham remotamente. Os alunos bolsistas da Udesc Ibirama já estão desenvolvendo os programas que interagirão com o cenário da competição, baseado em cidades reais.

Essa competição é uma tentativa de estimular a pesquisa na área de desenvolvimento e programação de sistemas multiagentes, com o objetivo de otimizar os sistemas já existentes e identificar aspectos fracos e fortes.

O desempenho de um sistema será determinado em uma série de jogos na qual os programas competem entre si, e o mais eficiente será o que entregar mais trabalhos em um menor tempo.

De acordo com o site oficial, o ponto principal não é vencer a competição, mas estabelecer um vencedor ajuda a esclarecer a aplicabilidade de certas estruturas a domínios específicos. Todos os participantes do evento terão a oportunidade de publicar um artigo científico em uma revista internacional.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança