• Alunos da Satc produzem álcool em gel para combater coronavírus

    Produto é desenvolvido pelo curso Técnico em Química e será distribuído para outros estudantes

Alunos da Satc produzem álcool em gel para combater coronavírus

17 Mar, 2020 17:08:43 - Saúde

Criciúma (SC)

Cientes da dificuldade para encontrar álcool em gel nos supermercados e farmácias da região, o curso técnico em Química da Satc está criando o próprio produto para distribuir aos alunos. A ideia é facilitar o acesso à prevenção do novo coronavírus (Covid-19) e conscientizar a população sobre os cuidados básicos de segurança. Em média, cinco litros estão sendo produzidos e a ideia é oferecer o item de proteção para estudantes de cursos técnicos e também do ensino médio. processo de produção é simples, mas exige o máximo de atenção.

Conforme a professora de Química, Alessandra Vieira, são os próprios alunos que fazem os cálculos e desenvolvem a formulação do produto. “Todos têm o embasamento teórico e já sabem como desenvolver as fórmulas para chegar ao resultado esperado”, informa. Para ela, é uma forma de incentivar que os estudantes tenham a possibilidade de colocar em prática tudo que aprendem na teoria.

A iniciativa também mostra aos estudantes que a prevenção é possível mesmo sem o álcool em gel, propriamente dito. “O principal ensinamento que passamos é como converter o álcool para 70%, pois desta forma já se torna suficiente para eliminar bactérias e evitar a proliferação de doenças”, explica a professora. Segundo ela, o gel é só um detalhe.

Esta já é segunda vez que o produto está sendo feito pelos estudantes neste mês. O intuito é continuar a produção para que ainda mais pessoas tenham acesso à proteção.

Forma de adquirir conhecimento e fazer o bem

Além do conhecimento adquirido em sala de aula, os estudantes envolvidos com o projeto estão colocando em prática outros valores estimulados pela Satc. Um deles é fazer o bem ao próximo. Para a estudante da 3ª fase do técnico em Química, Lara Porfirio, a sensação é de estar contribuindo para um bem maior. “É gratificante saber que estamos ajudando de alguma forma”, complementa.

De acordo com a estudante, depois de concluída a produção, os alunos também são responsáveis pela distribuição dos frascos. É nesta hora que entra o trabalho de conscientização da população. “Quando levei o álcool para casa, conversei com a minha família e orientei sobre os riscos para quem não se previne. Agora, quando entregarmos para outros estudantes, estaremos reforçando aqueles cuidados básicos que todo mundo já sabe, mas que muitos ainda não levam a sério”, afirma Lara.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança