• Alunos da Satc praticam para aprender movimento de rotação da Terra

    Atividade faz parte do conteúdo de Geografia aplicado à turma do 6º ano

Alunos da Satc praticam para aprender movimento de rotação da Terra

06 Abr, 2020 20:52:13 - Educação

Criciúma (SC)

Entender o movimento de rotação e translação da Terra na prática. O desafio foi proposto pelo professor José Fábio de Souza Júnior na aula de Geografia para a turma do 6º ano do ensino fundamental II da Satc em Turvo. Em tempos de aulas remotas, os alunos foram desafiados a ir para fora de casa e perceber essa movimentação do planeta.

“Pedi aos alunos que saíssem até o pátio de casa, abrissem os braços e observassem as suas sombras. A partir delas, localizaram os pontos cardeais leste e oeste. Também utilizaram a lanterna do celular para simular o movimento de translação da Terra”, comenta o professor.

A atividade contou com o apoio dos pais, que relembraram conteúdos também já estudados e puderam participar com os filhos. “Muitos jovens possuem uma certa dificuldade de percepção de direita e esquerda, por exemplo. E por meio do Sol eles conseguem se orientar melhor”, afirma Souza Júnior.

O conteúdo da aula de Geografia, de rotação (movimento da Terra sobre seu eixo, que representa um dia) e de translação (movimento da Terra ao redor do Sol, que dura 365 dias e seis horas) é repassado no 6º ano e aprofundado depois no ensino médio.

“Achei interessante propor essa atividade porque houve uma interação entre pais e filhos, além da oportunidade de sair de dentro de casa e fazer uma atividade junto ao sol. Eles receberam um pouco mais de vitamina D, já que estão fechados dentro de casa e ao mesmo tempo conhecimento do lugar em que vivem”, destaca o professor.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal