• Aluno marista de Chapecó ganha 1º lugar em Simulado ONU

    A final do Simulado aconteceu em Brasília, e o estudante vencedor irá para Harvard participar de simulações internacionais

Aluno marista de Chapecó ganha 1º lugar em Simulado ONU

18 Dez, 2017 09:49:34 - Educação

Chapecó (SC)

De 11 a 15 de dezembro, alunos dos Colégios Marista São Francisco, em Chapecó (SC Marista Paranaense e Marista Santa Maria, de Curitiba (PR), e Marista Brasília Asa Sul, participaram da final do MIB – Modelo Internacional do Brasil, desenvolvido pela Internationali Negotia, dentro do projeto de Simulado da ONU (Organização das Nações Unidas).

O estudante Arthur Tochetto Dal Piva, de 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, participante entre 140 candidatos de 21 estados, recebeu o premio máximo do MIB: a oportunidade de viajar a Harvard, para participar de simulações internacionais.

As simulações de negociações políticas internacionais da ONU têm o objetivo de promover, na prática, a representação dos países e cargos do estado e o estudo dos temas a serem debatidos.

“Estamos extremamente felizes com a conquista do Arthur. Todo o processo de participação teve início ainda no Colégio, com as simulações locais, e a dedicação dele fez toda a diferença para a premiação. Estamos satisfeitos com o protagonismo de todos os nossos alunos maristas, que chegaram até aqui”, afirma Professora Liana Giachini, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista São Francisco, que acompanhou os alunos chapecoenses em Brasília.

Os alunos que se destacam na semana de simulações entram para o G8, nome dado ao grupo composto pelos oito melhores delegados selecionados ao término da fase final do MIB. Esses delegados se organizam em 4 diretorias para o auxílio à Internationali Negotia em seus eventos e simulações.

A Internationali Negotia é uma organização com mais de 15 anos de experiência em simulações no Brasil, que desenvolve habilidades que a sala de aula tradicional ainda não consegue promover.

“Quando fundei a Internationali, via nela uma possibilidade de mudar o mundo de forma concreta e dar aos alunos ferramentas de transformação. Capacidade de falar bem em público, habilidades negociadoras e de etiqueta social são condições que, aliadas às agendas sociais e políticas internacionais, são profundas armas de transformação. Em um cenário no qual os governantes brasileiros não desejam mudar a educação, percebemos que a sociedade organizada e autônoma é mais eficaz, buscando as soluções de seus problemas”, afirma Emiliano Alves Amorim, fundador da Internationali Negotia.

O Diretor Executivo da Fundação Internationali Negotia, João Vitor de Araújo Tocantins, afirmou que conviver com os alunos Maristas foi uma rica oportunidade de vivenciar a educação Marista na sua plena execução, como seguidores de Marcelino Champagnat, fundados do Instituto Marista, nessa função maravilhosa que é a vida em sociedade – complexa, cheia de nuances e marcada por flertes de amor genuíno.

Arthur, o vencedor do MIB 2017,  mostrou-se entusiasmado por participar e pela vitória. “Desfrutamos de cinco sessões intensas que nos levaram a situações de tensão e crise dentro do comitê. Durante a simulação, fomos nomeados delegados dos mais diversos países e tivemos que voltar nossa argumentação a eles, em detrimento de nossos próprios ideais. Por isso, pudemos aprender mais sobre cada país e, mediante uma estrutura nova para todos nós, exercitar nossa oratória e, sobretudo a resiliência à negociação”, concluiu.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE