Aluno de 62 anos faz intercâmbio em Direito na Espanha

17 Mai, 2017 15:40:02 - Educação

León (Espanha)

Para estimular outros alunos a realizarem o intercâmbio acadêmico, todos os semestres o Unisul Global publica no Facebook um relato sobre a experiência de algum aluno que está no exterior, com o título ‘Unisul pelo Mundo’. Nessa edição, o aluno Jésus Lopes, aluno de Direito que realizou um intercâmbio na Universidade de León (ULE), na Espanha, relata seu intercâmbio aos 62 anos.

O ano de 2017 começou diferente para o aluno, pois aos 62 anos de idade e acompanhado de sua esposa, saiu da sua cidade Juiz de Fora, em Minas Gerais, para estudar ao longo de seis meses na Espanha. “Sei que não é muito comum alguém da minha idade estar num curso de graduação e, mais ainda, fazendo um intercâmbio fora do Brasil”, descontrai.

Lopes tinha muitas dúvidas sobre porque estudar fora do país e pensou muito sobre isso. As suas inquietações se dissiparam quando ele se perguntou o porque deixar passar a oportunidade e não fazer o intercâmbio. “E assim foi. Minha esposa e eu arrumamos nossas malas e partimos para o novo desafio de nossas vidas. Nossa primeira parada na Espanha foi em Madrid. Passamos dois dias lá para comprar roupas mais adequadas para o frio”, relata. De ônibus seguiram para a cidade de León em uma curta viagem de quatro horas. “Quando chegamos já estava escuro, embora não fosse muito tarde, no inverno os dias são bem mais curtos. Nos hospedamos em um hotel que faz parte de um antigo monastério, onde ficamos por uma semana até acharmos um apartamento para alugar”, conta.

O aluno diz que a cidade que abriga a Universidade de Leon, parceira da Unisul, é fácil conseguir algo para alugar e a própria universidade lista uma série de opções. “E principalmente para esse primeiro momento em que tudo é novidade, a universidade conta com um programa de apadrinhamento. Nele, estudantes locais se prestam a ajudar os intercâmbistas nas suas necessidades mais prementes, como, encontrar uma habitação, circular pela cidade, conhecer o campus universitário, etc”, explica.

O brasileiro também conta que a primeira atividade do estudante estrangeiro é um curso intensivo de espanhol de duas semanas, realizado no Centro de Idiomas da universidade, uma atividade não obrigatória, mas recomendável. Depois vem a semana de orientação, dedicada a conhecer as diversas instalações da universidade e as múltiplas atividades propiciadas aos alunos, além da efetivação da matrícula. “Para a matrícula podem ser escolhidas disciplinas de qualquer curso, mas há uma exigência mínima de 12 créditos. Matriculei-me em duas, de seis créditos cada: Derecho del Trabajo (graduação em Administração e Direção de Empresas) e Derecho Público del Turismo (graduação em Turismo), ambos os cursos da Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales. Embora seja acadêmico do curso de Direito, optei por estudar em outra faculdade, a de Ciências Econômicas e Empresariais por causa dos horários das aulas, de modo a conciliar melhor o tempo de estudo com o destinado ao turismo, que também faz parte desse período de intercâmbio”, explica.

Lopes achou o campus universitário bem localizado e suas instalações muito boas e bem conservadas. Ele percebeu uma melhor qualidade de vida proporcionada por uma cidade mais segura, menos estressante e mais limpa do que as do Brasil. “Quanto às aulas e ao comportamento dos alunos e dos professores, não percebi muita discrepância em relação ao Brasil. Por vezes, tenho a sensação de estar estudando em uma Universidade brasileira, mas também, por vezes me ocorre que os nossos professores são mais dedicados aos seus alunos”, avalia.

O retorno de Jésus Lopes e sua esposa para o Brasil está próximo. “Certamente vamos sentir saudades dessa agradável cidade de León e da querida ULE. Agradeço a Unisul por essa oportunidade de poder experimentar coisas novas. E, se alguém tem alguma dúvida em fazer ou não um intercâmbio, meu conselho é aproveite a chance, faça!”, conclui.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal