• Aluna do SENAI Criciúma é destaque em concurso estadual

    Disputa ocorreu com mais de mil acadêmicos de diversas universidades de Santa Catarina

Aluna do SENAI Criciúma é destaque em concurso estadual

31 Jul, 2018 11:06:37 - Educação

Criciúma (SC)

O curso superior em Tecnologia em Design de Moda SENAI/Unesc está em ritmo de comemoração. A estudante Ana Elize Magagnin, da 7ª fase, acaba de ser selecionada para segunda etapa do Concurso Estadual do Concurso Universitário de Negócios Inovadores do Sebrae/SC. A iniciativa da aluna, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é o desenvolvimento de um tecido mais resistente a altas temperaturas, do que os disponíveis atualmente no mercado. Inicialmente 1.200 ideias foram inscritas por alunos de diversos municípios catarinenses, mas apenas cem foram selecionadas, entre elas está a de Ana Elize.  

Sob a orientação da professora e coordenadora do curso superior em Tecnologia em Design de Moda SENAI/Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes, a aluna teve a motivação em utilizar a nanotecnologia a favor da moda. “Temos uma proposta de projeto inovador, que utiliza novas tecnologias em benefícios a sociedade.  Com o resultado desta pesquisa que é o desenvolvimento do tecido resistente a altas temperaturas, contribuirá com os profissionais que estão expostos ao calor com uma roupa mais apropriada em termos de resistência, como por exemplo, os bombeiros que aumentarão tempo de exposição ao fogo sem comprometer sua saúde e um minuto a mais pode ser decisivo para salvar vidas”, comenta Charlene.

Se aprovada na segunda etapa, onde as 25 melhores ideias serão selecionadas, a estudante tem a chance de concorrer a uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. “Sempre foi um assunto que despertava curiosidade e interesse. A primeira vez que escutei falar sobre nanotecnologia foi no Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que também foi um concurso que participei logo no primeiro e segundo semestre da faculdade. A palestra foi apresentada pela Nanovetores, que é uma empresa de Santa Catarina que aplica nanotecnologia em diversos produtos, entre eles, estão os têxteis”, explica Ane Elize.

“A primeira e segunda etapa ocorrem de forma online, sendo assim, posso contar somente com o auxílio da minha orientadora. Dentro da plataforma do concurso são ofertados treinamentos, para que possamos realizar as atividades com maior facilidade e compreender o que estão solicitando aos participantes.  Estou muito esperançosa, quero muito conseguir essa classificação para a próxima etapa e poder ter o auxílio de muitas pessoas capacitadas e inteligentes. Dessa forma, possibilitando os melhores direcionamentos para a elaboração deste projeto, para que finalmente ele possa sair do papel”, complementa a estudante.

Saiba mais

O concurso é uma iniciativa do Sebrae Santa Catarina, que tem o objetivo de promover a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses; incentivar o espírito de inovação nos participantes; promover a prática do planejamento empresarial, modelagem e execução de uma ideia de negócio; e ainda contribuir para que os estudantes possam futuramente montar seu próprio negócio de forma planejada, desenvolvendo a sensibilidade para identificar oportunidades de negócios inovadores.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal