Aluna da Udesc conquista três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Universitários

15 Mai, 2018 17:26:38 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A paratleta Tatiane Selhorst Philippi Kunz, estudante do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Universitários, realizados entre 9 e 12 deste mês no Centro Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. A acadêmica subiu no lugar mais alto do pódio nas modalidades de arremesso de peso, de disco e de dardo.

Ao todo, a competição reuniu mais de 250 competidores, de quase 200 instituições de ensino de todo País, com provas de atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Com o resultado, Tatiane garantiu vaga nos Jogos Paralímpicos Universitários Panamericanos, que acontecem em julho, também no CTPB.

Na Udesc, Tatiane é estudante da segunda fase do curso a distância de Licenciatura em Informática da Udesc Cead, vinculada ao polo de Braço do Norte. É sua segunda graduação pela instituição: em 2015, concluiu o curso de Pedagogia, também na modalidade EaD. Como paratleta, ela integra a equipe da Associação Esportiva e Paradesportiva - Asespp Paralímpica do município.

Estímulo

Natural de Criciúma e residente de Braço do Norte há mais de 20 anos, Tatiane conta que começou a praticar o paraesporte no ano passado, graças ao estímulo da treinadora Jane Neves Pereira, da Asespp."Depois que sofri um acidente de carro, fiquei um tempo sem poder andar e pensei que nunca mais poderia praticar esportes", conta. O envolvimento com o atletismo paraolímpico iniciou após uma conversa informal com a treinadora, que acreditou em seu potencial e, diante do bom rendimento, a motivou a ingressar em competições a partir deste ano. Sua estreia foi em uma etapa regional do circuito Loterias Caixas, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. "Comecei a competir sem maiores ambições, concorrendo com pessoas que fazem isso há anos", afirma.

Para participar dos Jogos Paralímpicos Universitários, Tatiane teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Udesc, responsável por sua inscrição como estudante. Primeira paratleta a representar a universidade, ela conta que conquistar as medalhas de ouro foi "uma emoção enorme" e torce para que seus resultados possam abrir caminho para outros estudantes também começarem a competir. Os seguidos resultados positivos a fazem sonhar inclusive em obter índices para participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Soa difícil, mas superação é uma palavra que definitivamente faz parte de seu dia a dia: "Defina o que é impossível pra você e, então, mude. Vença, supere barreiras e rompa limites, todos os dias, dentro e fora do esporte", conclui.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE