• Aluna da Satc enfrenta novo desafio em campeonato de xadrez

Aluna da Satc enfrenta novo desafio em campeonato de xadrez

24 Ago, 2017 16:27:27 - Esporte

Blumenau (SC)

Mirela Pedro Tereza, 8 anos, aluna do 4º ano do Colégio Satc e enxadrista da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, terá um novo desafio em breve. Ela participará do Campeonato Brasileiro Escolar, em Blumenau, entre os dias 7 e 9 de setembro.

Nesta quinta-feira (24), conheceu o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira, que a motivou para mais esta empreitada. “É uma coisa muito valiosa, num momento que muitos se afastam do raciocínio por ser custoso, difícil, termos a Mirela de exemplo. Temos que valorizar quem quer raciocinar e usar da estratégia para conquistar espaço, ser vencedor. Além disso, o xadrez ajudar muito na questão escolar, em disciplinas como matemática e física”, disse o diretor.

Mirela começou a jogar xadrez aos 7 anos e já acumula 18 troféus e 26 medalhas. Agora, se colocou outra meta: quer tocar trompete na Banda Marcial da Satc. “Comecei agora”, contou. “Há um fio condutor nisso tudo: raciocínio, lógica e música”, incentivou novamente Carlos Ferreira.

O vô Clair Pedro é quem sempre está apoiando a atleta e a levando para entrevistas ou competições. “É um orgulho para a família. Mirela aprendeu num projeto da Prefeitura de Criciúma e, em 15 dias, pediram pra levar ela na FME porque jogava muito bem. De lá pra cá, com 7 anos e meio, já começou a ganhar troféus e medalhas”, contabilizou Pedro.

Hoje ela já acumula os títulos de campeã brasileira, campeã brasileira escolar e campeã sulamericana, que lhe proporcionou o título “Woman Candidate Master” (WCM) - candidata a mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide), em torneio disputado no Chile.

Ela, que é treinada pelo professor Evandro Bitencourt, da FME Criciúma e Adcri, iria disputar pela categoria sub-10 o Mundial de Xadrez, em Poços de Caldas-MG, neste fim de agosto, mas acabou não viajando em função dos custos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança