• Aluna da rede pública Estadual é medalhista em Olimpíada

Aluna da rede pública Estadual é medalhista em Olimpíada

27 Out, 2016 13:45:34 - Educação

Criciúma (SC)

É de Nova Veneza uma das medalhistas da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A aluna Cássia Marangoni Bonotto, da Escola de Educação Básica Abílio César Borges conquistou a medalha de bronze na classificação artigo de opinião. A 20ª Agência de Desenvolvimento Regional tem duas representantes no evento iniciou na última terça-feira, dia 25, em São Paulo. 

Após passar pelas comissões julgadoras, escolar, municipal e estadual, dois alunos da rede pública Estadual da 20ª ADR e Gerência Regional de Educação, foram classificados para representar Santa Catarina na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. O artigo de opinião “Impacto Laranja”, da aluna neoveneziana e supervisionado pela professora Neusa Cristina Gava Nazário, conquistou a medalha de bronze na final que aconteceu em São Paulo, na última terça-feira, 25. 

Já a aluna Klaiane Leandro Dias, da escola EEB João Dagostim de Criciúma, é classificada com o poema “Piquete da figueira”, e participa da disputa entre os dias 22 a 24 de novembro, em Salvador. 

Para preparar os alunos para a competição, a Gerência Regional de Educação (Gered), realizou uma oficina aos professores de língua portuguesa inscritos na olimpíada, além do acompanhamento no desenvolvimento do trabalho e participação nas seleções dos municípios. “Foi um trabalho intenso com os professores e alunos para que todos se engajassem de maneira exitosa nesta olimpíada. Estamos contentes com o resultado”, comenta a Gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes. 

Em Santa Catarina, foram 871 textos enviados das Comissões Julgadoras Municipais. Após avaliação 29 foram selecionados, levando em conta o número de vagas por gênero literário (poema – 7, crônica – 7, memórias – 7 e artigo de opinião – 8). Os alunos autores dos 500 textos semifinalistas de todos os estados e, respectivos, professores deverão participar de oficinas regionais presenciais em uma capital brasileira, de acordo com a categoria que participam. 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além do concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sendo desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.


Locais das etapas finais: 

Artigo de Opinião – São Paulo/SP

(25 a 27 de outubro de 2016);

Crônica – Porto Alegre/RS

( 8 a 10 de novembro de 2016);

Memórias Literárias – Fortaleza/CE

( 16 a 18 de novembro de 2016);

Poema – Salvador/BA

(22 a 24 de novembro de 2016)


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança