• Altura da carga deve ser verificada antes de viajar pela BR-101

Altura da carga deve ser verificada antes de viajar pela BR-101

18 Ago, 2016 15:32:22 - BR-101

Sombrio (SC)

Parte do viaduto construído no km 437,8 da BR-101 Sul catarinense, em Sombrio, foi danificado no início deste ano, por colisão entre o excesso de altura de uma carga em transporte e a estrutura da passagem. O tráfego de veículos pesados está interrompido no viaduto, restringindo a movimentação local entre bairros, no entorno do aglomerado urbano neste segmento.

Com isso, a Superintendência Regional do DNIT em Santa Catarina pede aos transportadores de carga, que se movimentam no trecho entre o km 242, no município catarinense de Paulo Lopes ao km 465, em Passo de Torres, que redobrem os cuidados com a altura máxima das obras-de-arte especiais (OAEs). Tal precaução deve-se às dimensões da carga transportada ser compatível ao formato das estruturas edificadas.


A recomendação do DNIT é que sejam redobrados os cuidados ao se transportar cargas acima da altura denominada para as estruturas. Antes de seguir viagem ou realizar manobras de acesso ao retorno, os motoristas devem mensurar o que está sendo transportado com as dimensões das passagens.

A altura máxima entre a pista e a estrutura das OAEs está fixada entre 4,5 metros 5,5 metros, nos viadutos, passagens inferiores e passarelas edificadas. Todas as edificações de grande porte estão recebendo sinalização vertical com indicação de altura máxima, sendo na própria estrutura ou no acesso a ela.

Ao descartar a altura máxima das estruturas em relação a dimensão da carga transportada, o motorista está pondo em risco a integridade física do veículo, do material transportado bem como da estrutura. Além disso, esta atitude está passível de multa retenção do veículo para regularização. A altura máxima permitida para cargas está estipulada em 4,40 metros, sem que haja notificação. Acima desta medida, o transportador deve retirar junto ao DNIT autorização para o translado.

Na BR-101 Sul, entre os municípios de Imbituba a Passo de Torres há 22 estruturas que cruzam as pistas, sendo cinco viadutos e doze passarelas, assim dispostas:

-Viaduto simples de acesso a Garopaba – km 273
-Viaduto simples de acesso a Sangão – km 358
-Passarela – km 359
-Passarela – km 371
-Passarela – km 378
-Viaduto duplo de acesso a Vila Nova – km 380
-Passarela – km 384
-Viaduto duplo de interseção Criciúma/Centro – km 391
-Passarela – km 391,7
-Passarela – km 403
-Viaduto de acesso ao bairro Operária – km 414
-Viaduto de interseção BR-101/Araranguá – km 416,5
-Passarelas no km 417,8, km 420 e km 436
-Viaduto simples de acesso ao Cemitério – km 437
-Passarela – km 417, km 422, km 424, km 438, km 441, km 444, km 447, km 447,5 e km 454

No trecho ainda há outros 60 pontos em que é possível realizar a manobra de retorno sob viadutos.

Tráfego só para veículos leves – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) restringiu o tráfego de veículos pesados sobre o viaduto de acesso ao Cemitério, no km 438 da BR-101 sul, em Sombrio. A estrutura da passagem foi afetada por impacto de veículo e precisará passar por restauração.

O tráfego de veículos de pequeno porte está liberado. Todo o perímetro do viaduto está recebendo sinalização provisória para identificar o local. A Unidade Local do DNIT em Tubarão, juntamente com a Superintendência da autarquia em Florianópolis estão elaborando plano de ação para reparar a avaria. O viaduto tem sinalização provisória de obras indicando a interrupção para veículos de grande porte.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança