Alteração no trânsito da Avenida Beira-Mar Norte em Floripa
Florianópolis (SC)
Está confirmado para o dia 31 de janeiro o início da alteração no trânsito da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, em função das próximas etapas da obra de restauração da Ponte Hercílio Luz. Em caráter de teste, será fechada uma das três faixas - na área abaixo da ponte - para quem passa pelo Elevado Rita Maria e segue pela Beira-Mar Norte.
A sinalização e a demarcação provisória com cones da área fechada serão realizadas na noite do dia 30. E o dia 31, uma terça-feira, será um período de teste com acompanhamento por equipes da Guarda de Trânsito de Florianópolis. Aprovada a mudança, o trecho, que tem cerca de 100 metros, ficará fechado por até 60 dias, com a colocação de tapumes em substituição dos cones.
Os detalhes foram definidos em reunião na manhã desta segunda-feira, 23, com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, e do presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini. Também participaram o engenheiro fiscal da obra da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallévy, técnicos do Deinfra e representantes de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Capitania dos Portos e empresa Teixeira Duarte, responsável pela obra.
E a outra etapa que vai interferir no trânsito é a transferência de 20% da carga do vão central da Ponte Hercílio Luz para estrutura provisória construída abaixo da ponte. O trabalho está previsto para a madrugada entre os dias 11 e 12 de fevereiro.
Ciclo da obra
A Ponte Hercílio Luz, que completou 90 anos em maio de 2016, passa pelo último ciclo de obras do trabalho de restauração. O contrato com o grupo português Teixeira Duarte foi assinado em março do ano passado e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é 30 meses, com conclusão dos trabalhos prevista para o segundo semestre de 2018.
Em março de 2016, foi concluída a construção da estrutura chamada ponte segura. Trata-se da implantação de um apoio temporário, com a finalidade de estabilizar a estrutura da obra original, garantindo a sua integridade a efetiva conclusão de sua recuperação. Foram instaladas cinco estruturas em formato de treliças entre as quatro torres erguidas abaixo da estrutura original. Como a base das torres é submersa, o trabalho realizado foi bastante complexo.
No final de 2016 também foi concluída a etapa de substituição das longarinas e transversinas, peças principais da base. Elas formam uma trama que será o suporte para o piso por onde passarão os automóveis.