Alesc derruba veto do governador ao PL que declara Terno de Reis Patrimônio Cultural de SC

06 Dez, 2017 23:04:16 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Os deputados estaduais derrubaram na sessão desta quarta-feira (06), por unanimidade, o veto do governador ao Projeto de Lei 0063.5/2017, que declara integrante do Patrimônio Cultural e Imaterial de Santa Catarina o Terno de Reis. A votação da derrubada do veto foi acompanhada por cinco grupos de Terno de Reis de Santa Catarina, que durante o dia se apresentaram nos corredores e hall de entrada da Assembleia Legislativa: Família Dias, de Blumenau; Estrela do Oriente de Morrinhos, de Bombinhas; Os Reis Magos, de Luiz Alves; Os Cantores da Paz, de Itajaí; e Estrela Guia, de Navegantes.

A folia de reis, reisado ou ainda festa dos santos reis, como é chamada em outros estados brasileiros, é uma tradição que conta com 269 anos em Santa Catarina e é praticada em diversos municípios catarinenses. A tradição de cantar aos reis magos chegou com os açorianos no século 18 e continua muito presente em todo litoral catarinense, de Norte a Sul. “O Terno de Reis é um bem cultural de natureza imaterial que remonta às origens históricas da nossa gente, herdeiro das tradições açorianas e estreitamente vinculado com a religião católica. Sem dúvida alguma a folia de reis é forte referência à identidade e à memória de um dos grupos formadores do povo de Santa Catarina”, destacou a deputada.

Com a promulgação da lei, tornando o terno de Reis Patrimônio Cultural e Imaterial de Santa Catarina, os grupos esperam maior visibilidade e valorização dessa manifestação.  “Hoje é um momento muito importante,  pois até hoje não éramos valorizados. A valorização era para todos os outros ritmos, mas o nosso movimento não. Estamos muito gratos à deputada Ana Paula por liderar esse movimento. Agora sabemos que não estamos sozinhos” , disse Sílvio José Keunecke Ignácio de Mendonça, coordenador do grupo Os Cantores da Paz, de Itajaí. A proposta agora será encaminhada ao Governador do Estado para promulgação da lei.

TEXTO/ AGENCIA AL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE