• Ajei promove palestra sobre planejamento e gestão tributária

Ajei promove palestra sobre planejamento e gestão tributária

08 Mai, 2017 14:10:58 - Economia

Içara (SC)

A 15ª edição do Feirão do Imposto será com o tema “Chega de Mão Grande”, paralelamente, com ações contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos em mais de 100 cidades. Em Içara, o núcleo jovem da Associação Empresarial vai realizar uma palestra sobre planejamento e gestão tributária às 19h na Cantina Montalccino com Edson Cichella às 19h30 do dia 22. Além disso, será realizada a troca de livros sobre empreendedorismo por mel e a exposição da carga tributária de diferentes itens na praça da Matriz São Donato no sábado, dia 27. 

“O jantar vem ao encontro das necessidades de nos empresários, querendo aprender mais sobre como gerir, planejar e gerenciar melhor usando os conhecimentos a nosso favor. Essa palestra também vem ao encontro do Feirão do Imposto”, enaltece a presidente da Ajei, Janine Reginatto Richetti. O palestrante convidado é advogado, contador e administrador, pós-graduado em Controladoria, Administração Financeira e Orçamentária, além de empreendedor e integrante do conselho administrativo de empresas da região.

Mais de R$ 200 bilhões desviados ao ano

A corrupção interfere no retorno dos impostos em benefícios para a sociedade, pois retira investimentos em áreas essenciais como saúde, segurança e educação. A Organização das Nações Unidas estima que aproximadamente R$ 200 bilhões são desviados no Brasil por ano. Este valor significa três vezes o orçamento da saúde ou educação e cinco vezes o orçamento da segurança pública. A corrupção também afeta a competitividade das empresas, 

O Brasil perdeu mais seis posições no ranking das economias mais competitivas do mundo, caindo para a 81ª colocação entre 138 países avaliados em 2016. O ranking divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral é um termômetro do nível de produtividade e das condições oferecidas pelos países para gerar oportunidades e para que as empresas possam obter sucesso.

Segundo a Organização de Transparência Internacional, o Brasil piorou três posições no ranking sobre a percepção da corrupção no mundo em 2015 com a 79ª posição. Entre 176 países, aparece ao lado de China, Índia e Bielorússia na comparação de 13 levantamentos relacionados a corrupção realizados por instituições como Banco Mundial, World Justice Project e Global Insight.

Mobilização nacional provoca mudanças

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003 em Joinville. A partir dessa mobilização, se tornou uma ação nacional desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários. Entre os resultados estão a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica. Em agosto de 2014 também foi sancionada a Lei Complementar 147 pela universalização do acesso ao Simples Nacional ou Supersimples.

TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança