• Água suja é jogada em Lagoa Rincão acusam moradores

Água suja é jogada em Lagoa Rincão acusam moradores

22 Jul, 2016 15:52:00 - Geral

Balneário Rincão (SC)


O meio ambiente é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres que vivem nela. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abrigar e reger a vida em todas as formas.


O JI News recebeu a informação de que a equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Balneário Rincão (SC) abriu um valo que desemboca na Lagoa Rincão e a água poluída está matando os peixes. 


Populares acrescentaram que o esgoto é jogado na ponta da lagoa a bastante tempo.


Há quatro meses, a pedido da Colônia de Pescadores Z-33, engenheiros ambientais da Unesc fizeram a medição da água que não apresentou anormalidade. A colônia tem projeto de instalar tanques-rede (gaiolas) destinados ao cultivo de peixes na lagoa.


<b>Mais informações</b>


A preservação do meio ambiente é obrigação de todos e não depende somente dos órgãos públicos. A classificação da qualidade das águas pode variar, conforme os usos aos quais elas se destinam.


A presença de certas substâncias nas águas não significa que estas estejam poluídas, sendo algumas delas necessárias para a manutenção da vida de determinados organismos. Os peixes, por exemplo, consomem, além de certa quantidade de oxigênio dissolvido, algumas substâncias minerais.

ções inadequadas da humanidade no meio ambiente têm prejudicado o seu equilíbrio dinâmico. Um exemplo disto é a degradação das águas de rios, causada pelo lançamento de esgotos sanitários sem o devido tratamento, assim como pelo despejo de resíduos sólidos e efluentes industriais em galerias de águas pluviais, córregos e valetas a céu aberto, o que tem promovido um aumento de matéria orgânica nas águas, cuja decomposição se faz com o consumo de uma elevada quantidade de oxigênio dissolvido, prejudicando, assim, a sobrevivência de organismos que dele necessitam.

Além disso, nos esgotos despejados podem encontrar-se bactérias patogênicas (transmissoras de doenças), produtos químicos nocivos (por exemplo: agrotóxicos, produtos não biodegradáveis, metais pesados, dentre outros).

E, ainda, esgotos e efluentes domésticos e industriais podem alterar a temperatura das águas, afetando o consumo de oxigênio por organismos aquáticos, e o potencial hidrogeniônico (pH) das águas.

Há, também, outros problemas decorrentes de ações impróprias da humanidade no meio ambiente, tais como: ocupação inadequada do solo, por exemplo, sem a devida distância das margens de rios que sofrem inundações em períodos de cheias; impermeabilização excessiva do solo, prejudicando sua drenagem e contribuindo para a ocorrência de inundações e alagamentos; desmatamento de margens de rios, destruição de mata ciliar, provocando assoreamento; dentre outros.

Fonte: <a href="http://www.cuidedosrios.eco.br/qualidade-das-aguas/">CLIQUE AQUI</a>

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal