• AgroPonte reúne mais de 40 cooperativas de agricultura familiar

    A Feira acontece de 17 a 21 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma

AgroPonte reúne mais de 40 cooperativas de agricultura familiar

19 Jul, 2016 10:10:20 - Geral

Criciúma (SC)

 

A AgroPonte 2016 irá reunir em um só local mais de 40 cooperativas e associações de agricultura familiar do Sul de Santa Catarina. Serão mais de 3 mil famílias representadas durante os dias 17 a 21 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Ainda fazem parte da programação, a 4ª Feira e Exposição Estadual de Animais e, a novidade deste ano, o 1º Leilão AgroPonte.


Para dar dimensão à importância do evento, o gerente regional da Epagri, Fernando Preve, destaca que a agropecuária movimenta na região de Criciúma, mais de R$ 1 bilhão ao ano. O órgão do Estado chega a esse valor ao multiplicar o preço pelo produto de tudo o que se produz desde a cachaça artesanal às hortaliças, leite e aves. “Esse valor circula em muitos lugares e movimenta a economia da região”, enaltece Preve. “Isso aquece o comércio e a grande beneficiada é a área urbana.


E o objetivo da AgroPonte é realmente fazer essa ligação do rural com o urbano, mostrar a importância do agricultor para a economia regional”, complementa o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes. “Quando surgiu a ideia da AgroPonte muitos não compreendiam o porque de realizar um evento agropecuário em Criciúma, mas nós tínhamos números que comprovavam que a economia de 80% dos municípios do Sul do Estado era baseada neste setor, que está cada vez mais forte e organizado”, acrescenta Backes.


Os dados foram repassados, na tarde desta segunda-feira, dia 18, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Criciúma, no encontro com representantes das cooperativas e associações para repassar os detalhes da organização da feira. Na oportunidade, o secretário executivo da ADR Criciúma, João Fabris, também enfatizou a importância das cooperativas e associações para o desenvolvimento local. “São vocês os responsáveis pela nossa alimentação, por abastecer os supermercados, vocês são a nossa essência”, destacou o secretário dirigindo-se especialmente aos representantes das cooperativas e associações de agricultura familiar.

 

Seminário SC Rural


A AgroPonte 2016 também conta com programação paralela e entre elas está o Seminário Empreendedores do SC Rural, que contará com a palestra do governador Raimundo Colombo. A intenção é reunir, no dia 19 de agosto, mais de 700 empreendedores rurais, no Teatro Elias Angeloni.


O evento contará com infraestrutura em área superior a 25 mil metros quadrados, com pavilhões e mangueiras externas. No Pavilhão José Ijair Conti estarão em torno de 80 empresas, concessionárias e distribuidores com máquinas, tratores, colheitadeiras, ferramentas, agentes financeiros e de insumos para a agricultura e pecuária. O local contará com completa estrutura gastronômica com restaurante e café colonial.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/GOVERNO DE SC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE