Agronomia da Unisul prepara safra de milho para rebanho leiteiro

31 Jan, 2017 17:27:12 - Educação

Braço do Norte (SC)

A fazenda experimental Agro Veterinária da Unisul, em Braço do Norte, abriga em torno de 30 animais/gado leiteiro da raça Jersey, os quais além de gerarem o leite que é comercializado junto a lacticínios da região, também atendem as aulas práticas dos cursos de Agronomia e Veterinária, nas áreas de produção leiteira e derivados do leite, reprodução, sanidade animal, forragicultura, nutrição animal, entre outros.

Silagem na fazenda experimental


A Unidade Experimental Agro Veterinária de Braço do Norte elaborou a primeira reserva alimentar (na forma de silagem) a partir do milho plantado na safra de verão, de uma área de um hectare (10.000 m2). Professores e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária implantaram e conduzem a lavoura. Mesclando a prática e a teoria, são responsáveis pelo aproveitamento, ou seja, cálculo da base alimentar que a silagem representará na nutrição final dos animais.

No inverno existe escassez de pastos, e com esta reserva alimentar a Unidade terá alimento suficiente para as vacas leiteiras. A fazenda experimental tem mais um hectare (10.000 m2) de milho plantado que também será utilizada para silagem no início de fevereiro, totalizando 2 hectares de lavoura de verão de milho.

“Conceitualmente silagem pode ser considerada como o produto final da fermentação da massa de forragem (no caso a planta de milho) sem a presença de oxigênio, realizada por bactérias, que consomem, principalmente, os açúcares disponíveis no material depositado no silo”, destaca o professor Gilmar Pla.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança