Agroecologia: organização do seminário estadual divulga Manifesto Agroecológico

31 Out, 2017 17:48:21 - Geral

Santa Rosa de Lima (SC)

A Comissão Organizadora do 8º Seminário Estadual de Agroecologia, que ocorreu em Santa Rosa de Lima nos dias 26 e 27 de outubro, divulgou oficialmente nesta terça-feira (31), o Manifesto Agroecológico de Santa Rosa de Lima.

Trata-se de um documento elaborado por representantes de entidades e de movimentos sociais apoiadoras do Seminário e aprovado pelos participantes durante a plenária na tarde do segundo dia do evento. O Manifesto defende a agroecologia como um modo vida, em contraponto ao agronegócio; reivindica ações e políticas públicas de incentivo à produção agrícola sustentável, e protesta contra ameaças ao meio ambiente e à agricultura familiar.

O Seminário

Durante dois dias (26 e 27 de outubro), em Santa Rosa de Lima, Capital Catarinense da Agroecologia, agricultores, acadêmicos, técnicos, extensionistas, pesquisadores e demais interessados e defensores de temas relacionados à produção agrícola sustentável – um público estimado em mais de 900 pessoas – acompanharam palestras e oficinas abordando assuntos como agroturismo, bio construção, pagamentos por serviços ecossistêmicos, economia solidária, agricultura urbana, educação do campo, entre outros.

O 8º Seminário de Agroecologia foi promovido por entidades representativas, associações, cooperativas e movimentos sociais ligados à agricultura familiar e à agroecologia, com apoio de órgãos governamentais e prefeitura municipal e entidades locais como Agreco, Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, cooperativa de crédito Cresol e Centro de Formação em Agroecologia.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal