• Agricultura orienta produtores para o controle da cigarrinha

Agricultura orienta produtores para o controle da cigarrinha

20 Set, 2021 13:26:15 - Geral

Içara (SC)

A Secretaria de Agricultura de Içara reforça a orientação para o combate à cigarrinha. O inseto é responsável por uma doença conhecida como molicute que acomete especialmente as plantações de milho. A Epagri, por sua vez, tem orientado os agricultores a fazerem o tratamento preventivo neste mês de setembro para inibir a proliferação do inseto reduzindo os riscos entre dezembro e janeiro, período em que os danos costumam ser maiores.

“É importante também a eliminação de plantas de milho espontâneas nascidas em áreas de soja, fumo outras culturas”, relatou o engenheiro agrônomo da Epagri, Luiz Fernando Búrigo Coan. Há duas semanas, o município já efetuou a poda de três hectares de área pública onde havia pequenos pés de milho e Linha Esperança. O objetivo foi não permitir que o inseto utilizasse essas pequenas folhas para se alojar, vindo a transmitir a doença mais tarde para áreas vizinhas.

Para a transmissão, o primeiro passo é a cigarrinha encontrar uma planta com a doença e se alimentar de uma substância conhecida como fitoplasma presente na seiva da planta adoecida. Entre três e quatro semanas depois, o inseto já pode transmitir a doença, migrando para outros locais infectando, assim, plantas sadias.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE