Agricultores investem na panificação para diversificar a produção

06 Set, 2016 11:13:30 - Política

Florianópolis (SC)

Agregar valor aos produtos da agricultura familiar e diversificar as fontes de renda têm sido os objetivos dos produtores rurais catarinenses. E muitos deles passaram a investir na produção de pães e bolos como forma de aumentar o lucro e a competitividade das propriedades. Ao longo dos últimos seis anos, o Programa SC Rural já apoiou 86 projetos voltados para implantação ou melhoria de unidades industriais de panificação em todo o estado, num investimento de aproximadamente R$ 13 milhões.

A família de Vilmar Klehm, que vive no interior de Taió, é uma das beneficiadas com recursos do SC Rural para desenvolver seu projeto de panificação. Vilmar contou com o apoio financeiro do Programa SC Rural no valor de R$ 29. 832,00 e deu uma contrapartida. A família construiu uma agroindústria nova, atendendo as normas sanitárias e a legislação, e adquiriu equipamentos mais modernos. Com as melhorias, a produção aumentou 30% e o trabalho ficou mais fácil. Os Klehm produzem 620 pães e 180 bolos e cucas por semana, todos caseiros, e a expectativa é de que a produção aumente ainda mais. 

“Estamos plenamente convictos de que, sem o apoio financeiro e técnico recebido, não teríamos condições de chegar à situação atual”, afirma Vilmar. As duas filhas do casal já pensam em continuar na propriedade rural e ajudar os pais na administração do empreendimento. A produção de pães e bolos da família Klehm é comercializada por meio da Coopertaió.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal