• Agricultores de Criciúma são capacitados em sobressemeadura

Agricultores de Criciúma são capacitados em sobressemeadura

28 Abr, 2017 15:47:12 - Economia

Criciúma (SC)

Em parceria com a Uneagro e Gerência de Agricultura do Município de Criciúma, produtores de leite e carne, participaram de uma reunião técnica sobre semeadura de pastagem. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, na propriedade do produtor Ademir Puzisk Studzinski.

Com apoio técnico da Epagri, o engenheiro agrônomo, Roberto Longhi, e o médico veterinário, Marcelo Pedroso, foram os instrutores das atividades. “Os participantes puderam tirar dúvidas sobre essa técnica, que consiste na introdução de gramíneas e leguminosas de inverno em áreas de pastagens perenes de verão. Outro aspecto enfatizado foi a altura ideal das gramíneas para entrada e saída do rebanho nos piquetes”, explica Pedroso.

Após a exposição teórica, os agricultores participaram de uma prática de sobressemeadura feita de duas formas: uma manual e outra com o auxílio de máquina.


De acordo com o engenheiro agrônomo, a intenção é incentivar o uso desta técnica para que aumente a oferta de pasto nos meses de inverno, reduzindo o uso da silagem e diminuindo os custos da atividade. A forma como cada agricultor vai fazer dependerá da realidade de cada um. No entanto, como a prefeitura disponibiliza uma máquina semeadora de pastagens, favorece a otimização dos custos, especialmente com mão de obra.

“Nesta propriedade fizemos a roçada, depois a sobressemeadura e iremos testar os dois sistemas. Daqui a 40 dias faremos outra reunião para discutirmos as diferenças”, explica Longhi. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança